Citroen mostra como será o C-Zero desenvolvido em parceria com a Mitsubishi
11 de novembro de 2009|Sem Comentários
Depois do Apagão que o Brasil enfrentou na madrugada do dia 11 de Novembro ( ontem ) nada melhor do que uma matéria com carro elétrico….
A Citroën apresentou o seu mais recente modelo, o C-Zero, um veículo compacto que promove uma solução sustentável, 100% elétrica, e que reforça a aposta da marca num dos setores que prometem crescer mais nos próximos anos, o de veículos verdes e sustentáveis.
O novo veículo que está sendo projetado, segundo o construtor francês, tende a tornar de forma mais fácil a chamada mobilidade urbana, terá como dimensões 3.48m de comprimento e 9m de ângulo de virada.
Ele tem quatro lugares e bagageiro com capacidade para 166 litros, o C-Zero inclui uma série de funcionalidades como direção assistida, ABS, ESP, seis airbags, ar condicionado e um dispositivo telemático que permite ativar um sistema de chamada de emergência.
O motor do veículo eléctrico, alimentado por uma bateria de iões-lítio de 330 volts, tem de potência 47 kW, que corresponde a 64cv, com um binário máximo de 180 Nm, disponível às 2.000 rpm. A potência é, por sua vez, transmitida às rodas traseiras através de um redutor.
O C-Zero pode ser carregado através de uma tomada de 220 volts, atingindo, em seis horas, o nível total de carregamento. Porém, é possível em 30 minutos carregar 80% da bateria do veículo, recorrendo a uma estação externa de carregamento.
Segundo a Citroën, utilizar o veículo é muito simples pois quando o condutor liga a ignição, o carro emite um «beep» que confirma que o carro está ligado. O comum indicador de combustível é substituído, no C-Zero, por um indicador de bateria.
O C-Zero atinge uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 15 segundos, e uma aceleração dos 60 aos 90 km/h em 6 segundos.
O modelo, que está sendo desenvolvido em parceria com a Mitsubishi, será o segundo veículo elétrico da Citröen a sair para o mercado, depois do Berlingo, e tem o seu lançamento previsto para o último trimestre de 2010.
Parece que depois da crise automotiva do ano passado todas as montadoras estão empenhadas em criar soluções sustentáveis para continarem a vender. Como dissemos em posts anteriores, que venham os carros ecológicos, sejam bem vindos…
Essa e outras matérias você pode seguir pelo