Fotos inéditas da Nova CB 300r (twister) e XRE 300 (tornado).
21 de maio de 2009|153 Comentários
Vídeo da revista Motociclismo Magazine sobre o nova CB300r
Vídeo da convenção do dia 29/06/09 – Concessionárias Honda Motos
Lançamento Oficial CB 300R !!!
…Depois de muita polêmica, chegam às lojas, no mês de junho, as sucessoras da XR250 Tornado e CBX 250 Twister. São elas, respectivamente, Honda XRE 300 e CB 300R.
A “nova twister” ficou muito parecida com a Hornet, o que confirma fotos divulgadas aqui no blog há mais de 6 meses e cala a boca dos descrentes. A moto ficou muito bonita e pelas fotos é possível ver que o quadro é totalmente novo e o tanque é maior, algo em torno de 18 litros. A dianteira chama a atenção o farol em forma de trapézio, envolvido por uma pequena carenagem que também cobre o painel. Injetada, sua cilindrada de 300 cm cúbicos rende uma potência de 26 cv (a cbx 250 tinha 24 cv). O preço vai deixar muita gente contente, a moto chegará às concessionárias por volta de R$ 12.000 (Pelo upgrade no visual e no propulsor, é até bom). Uma curiosidade sobre a moto é que todos apostavam que seu propulsor seria o mesmo, apenas com inovações, mas o que se vê é um novo propulsor que, inclusive, já estaria com tecnologia para receber uma alimentação bicombustível.
XRE 300 – NOVA TORNADO COM VISUAL MODERNO E POLEMICO!!!
Há muito tempo escutamos sobre como seria a possível sucessora da CBX 250 Twister. Todos sabiam que ela viria com um visual de mini-Hornet e que o motor deveria ganhar em cilindrada. No entanto, sua versão off-road — XR 250 Tornado — permanecia uma incógnita. A única informação que tínhamos era a de que viria com o mesmo motor da “nova Twister” — CB300R.
E, nesta segunda-feira (1), a hipótese confirmou-se. Equipada com um motor de 291,6 cm³ injetado eletronicamente, a XRE300 foi lançada oficialmente pela Honda. Antes das fotos que haviam vazado na semana passado, ninguém tinha ideia de como seria o visual da “nova Tornado”. A estética, baseada na FMX 650 e lembrando alguns modelos BMW, surpreendeu a todos.
Na verdade, a intenção da marca japonesa é a de conquistar os proprietários e possíveis compradores das antigas Tornado e NX4 Falcon. Com um propulsor intermediário entre as duas motocicletas, a XRE300 tem um conceito mais touring do que o da Tornado e, ao mesmo tempo, mais off-road que o da Falcon.
Motor e câmbio
Herdado da CB300R, o propulsor recebeu algumas modificações para ter mais torque. Assim, gera 2,81 kgfm a 6 000 RPM e 21,1 cv de potência máxima a 7 500 rpm. Desse modo, ganhou em relação à Tornado — 23,3 cv a 7 500 rpm r 2,42 kgfm a 6 000 rpm. Possuindo injeção eletrônica PGM-FI, a XRE atende ao Promot3 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Inclusive, a motocicleta da Honda apresenta cifras abaixo do que a legislação obriga. A XRE emite 0,849 g/km de CO (monóxido de carbono), 1 g/km de HC (Hidrocarbonetos) e 0,081 g/km de NOx (Óxido Nitroso). Enquanto as normas indicam, respectivamente, 2,0 g,km de CO, 0,3 g/km de HC e 0,15 g/km de NOx
Outra novidade na motocicleta é o seu câmbio, que passou de 6 marchas para 5 marchas. Com isso, o usuário necessita de menos trocas de marchas e pode aproveitar melhor a força do motor.
40 000 unidades
Chegando às lojas em agosto próximo, a XRE estará disponível nas cores preto, vermelho e amarelo metálica. Com um preço sugerido de R$ 12 890 (base Estado de São Paulo), a expectativa da Honda é de comercializar 40 000 unidades da nova trail até o fim de 2009
Ficha técnica:
Motor: monocilíndrico, DOHC, 4 tempos, refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, embreagem multidisco em óleo e câmbio de 5 marchas
Cilindrada: 291,6 cm³
Suspensão dianteria: garfo telescópico
Suspensão traseira: tipo Pro-link
Freio dianteiro: disco de 256 mm
Freio traseiro: disco de 220 mm
Potência declarada: 26,1 cv a 7 500 rpm
Torque declarado: 2,81 kgfm a 6 000 rpm
Comprimento total: 2 171mm
Entre-eixos: 1 417 mm
Distância do solo: 259 mm
Largura total: 830 mm
Altura: 1 181 mm
Tanque: 12,4 litros
Peso: 144,5 Kg
Fonte: Duas Rodas Blog, MotoKando e MotoVerde