Quem vencerá a briga de vendas de carros chineses? Chery ou JAC? Vejam os números

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25 de julho de 2011|Sem Comentários

Ok, nem bem as chinesas entraram no mercado e já tem briga? Bem, não é uma guerra declarada, mas com certeza em breve teremos uma disputa acirrada para saber qual das marcas que estão no mercado a pouco mais de 3 anos vão chegar na frente. A primeira candidata, a Chery chegou ao Brasil em meados de 2009 sem fazer questão de entrar pela porta da frente.

Só agora a marca começa a mostrar a que veio, com o início da construção de uma fábrica nacional e fôlego nas vendas, puxadas pelo compacto QQ.

O modelo, apresentado este ano ao mercado nacional, chegou com o título de carro mais barato do Brasil por apenas R$ 22.990 mesmo com uma ampla lista de equipamentos que inclui airbag duplo, freios ABS e ar condicionado. O carrinho perdeu o posto para o Fiat Mille em 1º de julho, quando teve o preço reajustado para R$ 23.990, mas ainda assim não registrou desaceleração nas vendas.

Já foram emplacadas 2.537 unidades do modelo este ano, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, a associação nacional dos distribuidores de veículos. Só no mês passado as vendas alcançaram 1.054 carros. Mesmo com o reajuste no preço, o ritmo até 22 de julho segue semelhante, com 735 unidades. Algumas concessionárias da marca em São Paulo indicaram espera média de 60 dias pelo carro, o que seria até inusitado, visto que a marca precisava vender carros para ganhar mais mercado.

Chery briga  com  JAC com apenas 5% da verba de marketing da rival

As vendas da Chery no Brasil este ano já passam de 8 mil unidades entre janeiro e a primeira quinzena de julho. A marca ocupa o 16º lugar no ranking de veículos leves, com 0,45% de market share, pouco atrás da conterrânea JAC Motors, 14ª colocada com mais de 10 mil carros e 0,57% do mercado.

O peso da campanha, ajudou, mas e quando a grana minguar?

A diferença é pequena perto do barulho que a JAC fez ao chegar no Brasil, com R$ 140 milhões aplicados em marketing. A empresa não poupou apelos para atrair os consumidores e contratou o apresentador global Faustão como garoto propaganda, abriu 50 concessionárias em um mesmo dia, adaptou os carros ao gosto dos consumidores brasileiros e destacou seis anos de garantia para os automóveis.  Mas talvez tenha se esquecido do mercado de Blogs, ou como um representante da marca escreveu, PRIMEIRO DAREMOS PRIORIDADE AS MÍDIAS ESPECIALIZADAS, e se esqueceram das redes de micro blogs de entusiastas ou afixionados. Se fosse na minha empresa certamente a pessoa já estaria em outras paradas…

Longe de mim querer azedar as vendas da marca, mas é importante mostrar que o produto é bom e que o consumidor pode confiar na marca no longo prazo. Expor muito a marca em mídias de massa ajuda, mas o boca a boca também tem de ser importante, porque não uma devolução garantida em 30 dias?

No caminho inverso, a Chery chegou devagar, investiu apenas R$ 8 milhões em marketing em 2010 e apostou no baixo preço dos carros chineses como o único diferencial. O tiro foi certeiro, já que a marca começou a deslanchar justamente no momento em que iniciou as vendas do “carro mais barato do Brasil”. A empresa também está na frente no número de concessionárias, que deve saltar das cerca de 80 para 100 até o fim do ano, contra as 80 revendas da JAC que deverão ser abertas no mesmo período.

A Chery também abre margem para crescer com a instalação de uma fábrica nacional em Jacareí (SP). Até 2015 a planta deverá montar 150 mil unidades por ano, com maior parte do volume destinado ao mercado interno. Apenas com importações a JAC Motors não terá fôlego para manter o mesmo ritmo.

Parece que a cereja do bolo esperada pela JAC vai ter que esperar um pouco mais…segundo diz um bom mineiro, as vezes é bom começar a comer pelas beiradas…

 

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