Conheça a moto mais ecológica do mundo, movida a ar comprimido!
19 de julho de 2012|Sem Comentários
Imagine um veículo extremamente ecológico, que não se utilize de nenhum tipo de combustível a carvão ou que tenha de ser produzido através de manipulação agrícola. Trata-se da invenção por parte de Angelo Di Pietro um cidadão Australiano que criou uma moto movida a ar comprimido. Não agride o meio ambiente, é sustentável e o melhor, seu produto existe em abundância. Pois é a criação, até pouco tempo atrás improvável, finalmente saiu das pranchetas e realmente funciona.
Por incrível que pareça, tecnicamente o procedimento não é tão complexo, mas funciona. O construtor criou um motor baseado em pistões simples rotativos ( eixo condutor) que rodam sem qualquer atrito dentro de um estator cilíndrico.
Segundo o construtor: “Não há outro motor tão bom quanto o nosso, a invenção tem uma longa lista de melhorias importantes sobre outros motores, com a eficiência sendo várias vezes melhor do que nossos concorrentes”.
TECNICAMENTE COMO O MOTOR FUNCIONA?
Tal idéia funciona da seguinte maneira: A separação do estator e o motor é dividido por fluxo, o equivalente a 6 câmaras de expansão. Assim, tais espaços, seguem o movimento do eixo condutor que gira em torno da parede do estator. Compressada pela pressão do ar, a guia do eixo cilíndrico se movimenta excentricamente, encaminhando o eixo do motor entre dois elementos de rolamento montados neste eixo.
Desta forma, a duração de exaustão é administrado por pequenas fendas junto ao eixo de saída, que se altera com a mesma rapidez do motor. A deslocação de rolamento do eixo condutor no interior do estado é amortecida por um filme de ar.
A diversidade dos parâmetros de desenvolvimento do motor, é realizada pela variação do tempo de admissão do ar, ou seja, um determinado tempo de admissão do ar, possibilita maior fluxo na câmera e, assim, gera o resultado em potência de torque.
Com um menor tempo de admissão, irá restringir o fornecimento do ar na câmara de expansão, possibilitando a execução de trabalhos com maior eficiência. Após, o dispêndio do ar comprimido (energia) poderá ser substituir por maior torque e potência em cargo dos requisitos da aplicação.
Por fim, a rapidez e torque são resumidamente controlados por estrangulamento da quantia ou da pressão de ar no motor e, assim, oferecem um torque instantâneo a zero RPM e controlado com precisão espelhando em partidas suaves e controle de aceleração.
Tal desenvolvimento do motor ecológico pode ser aplicado tanto em automóveis quanto em motocicletas.
Patrocínio do projeto:
Para viabilizar o projeto entrou em cena a empresa Engineair Pty Ltda, de Melbourne – Austrália, e que trabalha com projetos e desenvolvimento da tecnologia de motores pneumáticos com base em um entendimento exclusivo de pistão rotativo. Tal conceito, diferencia dos motores inventados por Angelo Di Pietro, os convencionais motores a ar, uma vez que excluíram o desgaste, vibração interna, atrito e assim, disponibiliza o desempenho superior para uma vasta quantidade de aplicações.
Ideia sustentável:
Projetos de sustentabilidade como este, tem tido apoios cada vez maiores. Eles estão entrando com uma imagem positiva no mercado, uma vez que são exemplos híbridos e elétricos em soluções.
O enfoque principal do projeto é: energia e utilização de energia. Há ainda quem duvide que o ar, é uma forma de energia que propõe uma opção livre ao combustível derivada dos fósseis. A nova opção de energia é uma solução segura, limpa e eficiente. A nossa geração e as futuras que vêm por aí agradecem!
Abaixo você confere o vídeo de lançamento do protótipo no salão da motocicleta de melbourne – Austrália em 2011.