Fotos & Notícias do Salão do Automóvel de Nova York 2009
13 de abril de 2009|Sem Comentários
Em meio aos carros elétricos e aos protótipos que mostram as novas tendências de design de veículos, o Salão do Automóvel de Nova York tem também as suas esquisitices. Um dos carros mais estranhos que está sendo mostrado no evento é a picape Counter Balance, desenvolvida pela empresa Barkan, especialista em design automotivo.
O veículo foi construído aproveitando o chassi modificado Chevrolet Tahoe e usando um motor Chevy V-8. Sua principal característica é a posição do motor. O designer tirou o motor da parte da frente e colocou embaixo do banco de trás – obrigando os passageiros a viajar em uma posição mais elevada. Abaixo do capô o motorista pode colocar ferramentas e bagagens. O designer reaproveitou o espaço da carroceria e instalou uma cama de dois metros na parte traseira da picape.
Já a Honda não tem um grande lançamento no Salão do Automóvel de Nova York 2009, mas nem por isso o stand da montadora japonesa deixa de chamar a atenção dos aficionados por carros e, principalmente, por cães. Pintado nas cores laranja metálico e preto, o carro conceito Element foi desenvolvido especialmente para entregar boa vida e segurança para os animais de estimação.
Cama no porta-malas transporta cão com segurança s donos de dores nas costas, e um ventilador de 12 volts instalado na parte traseira do veículo. Além disso, há uma cama fechada por telas de proteção instalada em uma plataforma elevada do assoalho, para que o cãozinho viaje tranquilamente.
Volt
Um dos destaques da feira é o Volt, que a GM promete começar a vender no ano que vem, isso se não entrar em concordata antes.
O carro usa uma bateria de lítio, e é diferente dos atuais carros híbridos. O motor à gasolina só é acionado depois de 64 km rodados.
O representante da GM conta que uma pesquisa mostrou que 75% dos americanos dirigem menos do que 36 km por dia. Para andar mais que isso, o motor à gasolina recarrega a bateria.
Cadillac
E o Volt já tem até uma versão de luxo, também elétrico: é o Cadillac Converj. Ele tem a frente tradicional de um Cadillac, encaixada no que parece um carro esporte.
Se um dia for produzido comercialmente, vai custar em torno de US$ 100 mil.
Porém, tal como o volt, ninguém pode entrar nem sequer tocar no Converj, pois muitos protótipos são peças únicas, feitas à mão e não funcionam.
A GM começou a esquentar o ambiente com o anúncio surpresa de que está desenvolvendo um veículo elétrico de duas rodas com o fabricante Sewgay. Se trata de um minicarro elétrico sustentável que, com apenas duas rodas, é capaz e conduzir e estacionar de forma autônoma, assim como detectar a presença de outros veículos para evitar colisões.
Fonte: G1 e Notícias Automotivas