Mustang faz 45 anos e edição Silver Edition IACOCCA é lançada
25 de junho de 2009|2 Comentários
Como diria nosso amigo Rafael Rez Oliveira, esse é O CARRO… o resto é resto… Isso porque ele ainda não viu o modelo que a Ford está lançando para comemorar os 45 anos do Modelo Mustang, inteirinho prateado.
Com 45 anos e corpinho de 18, o Mustang Silver Edition chega para comemorar aniversário. Ele que é um clássico da Ford que ainda hoje nos faz sonhar com aventura e velocidade.
O modelo comemorativo vai ser lançado com duas versões de motores, uma 4.6 V8 com 320 cavalos de potencia e outra um pouco mais apimentada com 400 cavalos. Foi feito em homenagem a Lee Iacocca, ex-presidente da Ford, que aparece na foto acima.
O Mustang Prateado como alguns estão chamando será vendido apenas na Califórnia e as chances de existir algum comprador brasileiro são quase nulas, o preço do modelo ainda não foi divulgado. O detalhe, é que apenas 45 felizardos terão o direito de ter um.
Veja o Vídeo do lançamento do Mustang Silver edition para comemoração dos 45 anos da marca com direito a Rock e uma mostra do interior e dos detalhes do carro.
Um pouco da História do Mustang:
O modelo original, chamado de versão 1964 ½, pois foi lançado no meio do ano, foi um sucesso instantâneo e superou todas as expectativas. A Ford contava com um volume anual de 100 mil unidades, mas já no primeiro dia as reservas chegaram a 22 mil e, doze meses depois, havia 417 mil Mustang nas ruas. Em dois anos, as vendas chegaram a 1 milhão.
O nome do carro foi emprestado do P-51 Mustang, famoso avião da Segunda Guerra, mas o emblema do cavalinho com o tempo ganhou vida própria. A combinação de design esportivo – destacado pelo capô comprido e traseira curta –, preço baixo e várias opções de modelos e equipamentos conquistou o público.
Bancos individuais e alavanca de câmbio montada no assoalho foram outras inovações do Mustang logo copiadas por outros fabricantes. A linha nasceu com seis versões de motores, desde o seis cilindros, de 101 cv, até o potente V8 de 271 cv, com preço a partir de apenas US$ 2.368 dólares.
Seis meses após o lançamento das versões conversível e cupê, de duas portas, chegou o modelo fastback. O estilo do carro aguçava o desejo de performance e assim surgiu o Shelby GT-350, de 306 cv.
O aumento do preço do petróleo e as restrições ambientais provocaram o lançamento da segunda geração do Mustang, em 1974, como a introdução do motor 2.3 L, de 4 cilindros, ao lado dos V6 2.8 L e V8 5.0 L. Para os amantes da potência, foram criadas as versões Cobra II (1976) e King Cobra (1978). A terceira geração, de 1979 a 1983, incluiu a opção do motor 2.3 L turbo, de 132 cv.
A quarta geração do Mustang trouxe, em 1994, a maior transformação de design da linha em 15 anos, retomando as raízes clássicas do modelo nas carrocerias cupê e conversível. Ela foi equipada com os motores V6 3.8 L e GT V8 5.0 L, este último substituído pelo GT V8 4.6 L em 1996. Nesse período, foram lançadas sete versões SVT Cobra, a última delas no ano 2000, com motor V8 5.4 L, de 32 válvulas e 385 cv, além do Bullit GT (2001) e do Mach 1 (2003 e 2004).
Em 2005 surgiu a geração atual, com design inspirado no Mustang do final dos anos 60, movimento classificado como “retro-futurismo”. Além dos motores V6 4.0 L de 210 cv e GT V8 4.6 de 300 cv, ela inclui a versão especial Shelby GT500, com motor V8 5.4 L de 456 cv. Com a introdução do motor Supercharger, em 2008, este último passou a oferecer 500 cv. O Shelby GT500 “King of the Road” elevou a potência para 548 cv e tornou-se o Mustang mais potente já fabricado pela Ford.
Essa e outras matérias você pode seguir pelo