Vendas Globais de veículos leves em maio caiu 35% na relação com Abril


15 de maio de 2010|Sem Comentários

Movimento de pessoas e volume de carros em uma feira de usados e zeros na cidade de São Paulo em 2009

A indústria automobilística sentiu, finalmente, os efeitos do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. O setor encerra hoje a primeira quinzena de vendas de maio com uma queda de aproximadamente 35% em relação aos primeiros quinze dias de abril.

Foram vendidas 93 880 unidades até ontem, uma média de 10 400 carros por dias. A previsão do setor é de que com a vendas de hoje o volume total fique próximo a 105 000 veículos. Os números oficiais só devem ser divulgados na próxima semana pela Fenabrave, a federação dos revendedores de automóveis.

Maio é o primeiro mês em que o fim da redução do IPI chegou de fato às concessionárias. O benefício havia sido retirado no mês passado, mas a maioria das revendas ainda tinha muitos carros faturados com desconto em estoque, o que explicou o recorde de vendas no mês.

Na comparação com a primeira quinzena de maio do ano passado, quando o setor já se recuperava graças à redução do imposto, as vendas atingiram 120 404 unidades, resultado 15% melhor do que o da primeira metade deste mês.

Na minha visão simplista, se o imposto dos carros ficasse num patamar de outros países civilizados, nossa vendagem seria ainda maior e teríamos na prática uma geração de mais impostos. Para quem estou segue o termo: PARADOXO DA FRUGALIDADE…traduzindo em miúdos, quanto mais impostos se paga, menor é o resultado da arrecadação, já que o montante diminui pelo próprio efeito nocivo do imposto que reduz a probabilidade de venda e gera uma espiral contrária ou círculo vicioso e não virtuoso, mas talvez isso seja demais para nossos governantes e principalmente para o que ocupa o cargo máximo, já que nem o Português ele fala direito.

De que adianta pagar por um carro popular cerca de 2x mais caro do que um carro nos EUA cujos salários são o dobro dos daqui.

Fica aqui o nosso protesto contra a alta carga de impostos num setor tão importante e que gera tanto empregos diretos e indiretos…

DICA: ABAIXEM OS PREÇOS QUE A GENTE COMPRA!

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.