Novo Sonic da GM já pode ser visto e comprado nas concessionárias da marca com valores a partir de R$46 mil
30 de maio de 2012|Sem Comentários
Após dois anos de espera, entre sua aparição oficial no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010 ( foto acima) e a chegada dos modelos as Concessionárias Chevrolet do Brasil, finalmente o consumidor terá a sua disposição mais um carro global da montadora, o Chevrolet Sonic. Mas lembrando que o nome dele até então era Aveo, aliás em boa parte do mundo é assim que o chamam, mais precisamente em cerca de 100 mercados distintos.
Nesta segunda feira uma festa de arromba em Búzios, marcou o lançamento oficial do modelo com apresentações de cantores como Fernanda Abreu e Jorge Israel do Kid Abelha.
Mas falando um pouco sobre o carro, ele foi criado pelo estúdio de design da Coreia do Sul, mas teve a participação da engenharia da General Motors do Brasil. Durante seu desenvolvimento, engenheiros rodaram 1,7 milhão de quilômetros em 360 protótipos. Para o Brasil, o carro recebeu modificações em freios, direção e suspensão, além da adequação do motor para utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.
Esperava-se que em 2011 ele começasse a ser vendido, mas por questões ainda não esclarecidas, somente agora o modelo começa a chegar da fábrica de Bupyong-Gu, em Incheon da Coreia do Sul.
O modelo chega as lojas em duas versões por enquanto, a LT mais simples e LTZ completa. Mas a novidade é que teremos dois tipos de carrocerias, hatch e sedã. O motor é o Ecotec 1.6 16V, que produz até 120 cavalos no álcool. Será oferecido com duas possibilidades de transmissão, uma manual de cinco marchas ou automática, com seis.
PREÇOS DO NOVO SONIC
Os preços estão um pouco salgados e começam em R$ 46,2 mil até R$ 53,6 mil para o hatchback e entre R$ 49,1 mil e R$ 56,1 mil para a versão sedan.Por causa de seu porte e faixa de preço, o Sonic deve brigar com os nacionais Honda Fit e City e com os mexicanos New Fiesta hatch e sedã. Uma medida inteligente seria a GM, assim como já fez com vários carros da marca, trazer o Sonic do México o que daria a ele vantagem no quesito preço, mas segundo comentário dado a sites do segmento pelo diretor de marketing, Gustavo Colossi, isso estaria descartado. Será???
Outra informação negada por ele seria da possibilidade do modelo ser feito no Brasil.“Seria preciso fazer grandes modificações em uma fábrica.”, disse Colossi.
De acordo com pesquisas de mercado realizadas pela GM, 51% dos futuros consumidores do Sonic seriam solteiros, 62% não têm filhos. Em regra, não têm preocupações financeiras. “Muitos deles terminavam a faculdade quando a economia brasileira começava a ficar estável”, diz Colossi (o real entrou em vigor em 1994).
“Esses compradores procuram satisfazer suas necessidades com algo diferente”, afirma. Também são grandes usuários de internet: “Eles utilizam bem mais a rede do que a média da população e confiam muito em sites, blogs; são usuários de smartphones e tablets.”
DIFERENCIAIS DO NOVO SONIC
Para atrair este perfil de consumidores, o Sonic oferece; porta-luvas com entrada USB integrada com dispositivos ali instalados podendo ser operados pelo sistema de som. O desenho interior tem detalhes bem diferentes, como o painel, inspirado no de motocicletas atuais, em que o conta-giros é analógico e o velocímetro, digital. O carro tem ainda 14 porta-objetos.
A GM demonstra que o Sonic será um carro mais apreciado pelo público masculino. “O Honda Fit atrai maior porcentagem de mulheres. Já O Sonic hatch deve atrair mais homens. O sedã também, especialmente jovens executivos. A General Motors acredita em vendas mensais de 1,2 mil unidades, 60% delas para o hatch. As unidades automáticas também devem atingir 60% das vendas.
Falando da parte do motor o novo Sonic terá reservatório de gasolina para partida a frio (tanquinho) como único componente brasileiro instalado no carro. O motor será o 1.6 Ecotec que tem recursos que favorecem ora a força disponível em rotação baixa, ora a potência em alta. São eles o duplo comando de válvulas com variadores de fase controlados eletronicamente e o coletor de admissão variável.
O interior bem desenhado garante posição de dirigir agradável .As suspensões têm bom acerto e transmitem segurança em situações críticas como curvas fechadas e piso ondulado, irregular. A transmissão automática permite trocas sequenciais por um botão à esquerda da alavanca. Não há opção por borboletas atrás do volante.
A distância entre eixos de 2,5 metros é a mesma para as duas carrocerias e garante bom espaço interno. O porta-malas do sedã comporta 477 litros e atende o uso familiar. O do hatch leva 265 litros, apenas cinco litros a mais que o do Chevrolet Celta, menor Chevrolet à venda no Brasil. Todos os modelos do Sonic terão banco traseiro rebatível.
Desde a versão LT o carro traz direção hidráulica, ar-condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, freios com ABS e programa eletrônico de estabilidade. Vidros, travas e retrovisores têm acionamento elétrico. A opção LTZ traz também controles de áudio no volante, faróis de neblina e opção automática, entre outros itens.