Novidades automotivas “verdes”


02 de setembro de 2009|1 Comentário

2007-09-22_carro_ecologico
Veja  cinco novidades que o setor automobilístico trazem para o mercado verde de carros:

Sub-marca para carros elétricos da BMW: a série de automóveis elétricos “Project i” existirá sob outra sub-marca, ajudando a BMW a distinguir suas ofertas mais eficientes energeticamente, da mesma forma que diferencia seus automóveis premium sob o rótulo “M”. O MegaCity deverá ser a primeira oferta do Project i. Outros tipos de carros, SUVs e motocicletas serão revelados, afirma a Automobile Magazine. Outras empresas alemãs, incluindo a Daimler e da Volkswagen, também trabalham em plataformas de carros elétricos.

Ford lança processo de pintura sustentável: a Ford Motor Company lança tecnologia de pintura sustentável que produz menos poluentes e emissões de CO2, em fábricas mundiais como Índia, Romênia, México e China.

A tecnologia de pintura 3-Wet, desenvolvida pela Ford e seus fornecedores, elimina várias etapas do processo, eliminando de 20 a 25% o tempo do processo de pintura e permitindo que três camadas de tinta sejam aplicadas em sequencia uma da outra, enquanto ainda molhado.

A nova técnica reduz as emissões de CO2 em 6.000 toneladas métricas por ano, em comparação com sistemas de uso de água e 8.000 toneladas métricas, em comparação com uso de solventes convencionais.

Rolls-Royce e British Airways por combustíveis alternativos: a Rolls-Royce e a British Airways iniciaram um programa para pesquisa de combustíveis alternativos para a indústria da aviação. O estudo procurará identificar alternativas práticas ao atual combustível-padrão, o querosene.

As empresas irão convidar os fornecedores para oferecer amostras de combustíveis alternativos para testes em um Rolls-Royce RB211 equipado com motor de um Boeing 747, da British Airways.

Em paralelo, a Air New Zealand vai realizar um vôo de demonstração de uma segunda geração de biocombustíveis, em parceria com a Boeing e a Rolls-Royce.

A Continental Airlines, a Boeing e a GE Aviation anunciaram planos para realizar um vôo de demonstração de biocombustíveis no primeiro semestre de 2009, em um esforço para identificar soluções sustentáveis combustível para a indústria da aviação.

Pneus feitos de óleo de laranja: o pneu Super E-spec, da Yokohama, é feito em parte de óleos extraídos de cascas de laranja, sendo composto por 80% de materiais não-fósseis e melhorou resistência de rolamento, o que significa que são mais eficientes em termos de combustível

O novo pneu combina óleo de cascas de laranja com borracha natural e uma melhora o poder de tração do veículo, disse Mark Chung, diretor de estratégia corporativa e planejamento da Yokohama.

Etanol E85 emite menos GEEs: Os veículos alimentados pelo etanol E85 apresentam as mais baixas emissões de Gases do Efeito Estufa em todo seu ciclo de vida, quando considerados todos os materiais, trens de força e fontes energéticas, de acordo com uma pesquisa da WorldAutoSteel.

O grupo lançou recentemente a segunda iteração do seu modelo de avaliação do ciclo de vida para vários tipos de veículos. O novo modelo contabiliza as mais amplas avaliações de materiais, trens de força, combustíveis e a energia total consumida pelos veículos. As informações devem ajudar proprietários da frota a determinar o impacto global durante a escolha do seu veículo, levando em conta GEEs.

Fonte: HSM Online
Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.