Chrysler amplia visibilidade e começa a vender Novo 300 C com motor V6 e 8 marchas


2012 Chrysler 300 Luxury Series
21 de maio de 2012|2 Comentários

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil

Parece mesmo que a compra da Chrysler  pela Fiat fez muito bem a empresa e reacendeu a visibilidade da marca que durante muito tempo andou abandonada no país após sua saída na década de 70. Alguns modelos como a Dodge Journey  fazem um sucesso razoável e tem balizado a marca no sentido de trazer mais novidades, caso do que está acontecendo com o modelo de luxo 300C.

Foram mais de 2 anos que o modelo ficou fora do mercado. desta vez o carro virá diretamente da fábrica da empresa em Brampton, no Canadá. A versão 2012 começará a ser vendida a partir de R$ 179.900.

Segundo a Chrysler a expectativa de vendas do modelo é de cerca de 700 unidades do modelo até o fim do ano. Algumas modificações foram muito significativas A principal mudança externa ocorreu na grade dianteira. O 300C traz agora o novo motor V6 a gasolina de 3,6 litros e 286 cavalos, utilizado também em outros modelos do grupo Chrysler como o Dodge Journey e o Jeep Grand Cherokee.

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil foto do motor

Outro destaque é a transmissão de oito marchas da ZF, a mesma empresa que fornece câmbios de oito velocidades para a Volkswagen Amarok e os Land Rover Discovery e Range Rover Sport, recém-lançados no Brasil. O 300C é capaz de fazer 12 quilômetros por litro na estrada, número considerável para um carro com mais de cinco metros e quase duas toneladas.

Mais Detalhes do Modelo 300C segundo análise e teste feito pelo UOL Carros

Como não temos verba para dirigir um destes, o melhor foi tentar uma análise dentro de outra análise. Abaixo você confere como foi o resultado do teste feito pela UOL Carros na última semana.

Um dos destaques do modelo é a introdução de vidros laminados que reduzem o ruído na cabine em cerca de 20%, e o inédito e enorme teto panorâmico aliviou a sensação de clausura vertical dos ocupantes.

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil foto da traseira

O motorista pode regular a altura e a profundidade do volante num controle elétrico na coluna da direção, mas a novidade é que o pedal do acelerador também pode ficar mais alto ou baixo, bastando acionar uma chave na lateral do assento. Para o calor o modelo tem até  porta-copos com resfriamento. E no frio? O mesmo porta-copos tem aquecimento para o copo de café. Os bancos revestidos em couro e o volante também possuem aquecimento.

Na habitual parafernália de segurança ativa e passiva, vale destacar a pré-frenagem e a frenagem em chuva. Se o motorista do 300C tira o pé do acelerador de forma brusca, o sistema entende que ele está prestes a pressionar o pedal do freio com vigor, e para tornar a eventual frenagem mais rápida as pastilhas são aproximadas do disco.

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil fotos do interior

Mais ou menos o que ele faz quando há chuva, mas neste caso o objetivo é impedir que se forme um filme de água entre os elementos frenantes. Seu acionamento é um ovo-de-colombo: basta ligar o limpador de parabrisa.

Mas a experiência de dirigir essa “barca” compensa esses deslizes, ao menos em parte. O motor Pentastar, mais adequado a um mundo em que o presidente Barack Obama já teve de se desculpar porque tinha um 300C com propulsor V8 Hemi, pode ter certa dificuldade de embalar o sedã nas saídas, mas logo depois o motorista vai se encontrar no comando de um carro que trafega a 120 km/h com o motor girando logo abaixo de 2.000 rpm.

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil foto 2

As retomadas são rápidas e seguras, e a posição L no câmbio pode ser acionada numa situação em que não se possa esperar pelo kickdown automático — na verdade, ela serve primordialmente para manter o trem-de-força em marchas baixas, garantindo maior controle em descidas prolongadas ou terrenos escorregadios. Mas não há trocas sequenciais.

Tampouco se pode fazer alguma coisa para mudar o comportamento dinâmico do 300C, como é praxe geral em carros premium até mais baratos (opa!) que o sedã da Chrysler, com parâmetros de direção, suspensão, motor e câmbio alteráveis num simples toque de botão.

Novo chrysler 300c 2012 V6 8 marchas começa a ser vendido no Brasil foto do painel interior

Obviamente o 300C não é um carro ágil, e a direção — agora eletro-hidráulica — continua um tanto “solta”, mesmo com o toque extra de firmeza que foi pedido pelos consumidores dos EUA e, segundo a Chrysler, atendido. Em alguns momentos a trajetória do sedã pode até precisar de ligeiras correções, mas isso pode ter mais a ver com o novo acerto das suspensões, tendendo à maciez, cuja calibragem ao que parece foi supervisionada pela Fiat.

A rodagem do 300C ficou mais suave, com pouca repercussão do relevo do terreno na cabine (ressalvando que o carro foi experimentado em rodovias de bom asfalto). Como resultado colateral, o ruído interno permanece baixo.

Por isso, da porta para dentro, e ignorando o tom kitsch, este é um carro adequado para transportar o “patrão” — no retorno do test-drive, cujo percurso foi uma ida-e-volta entre São Paulo e Guarujá (litoral), este repórter viajou no banco traseiro para desfrutar do espaço que apenas um entre-eixos de 3,05 metros pode garantir.

Resta saber se o modelo terá fôlego para atingir a marca de 700 unidades, afinal não se trata de um carro popular que é vendido em muitos pontos no Brasil.

 

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