Siena X Voyage: briga no segmento de sedãs compactos


18 de maio de 2009|13 Comentários

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Escolhemos as versões topo de linha: HLX 1.8 do Fiat e Comfortline do Volkswagen. Logo de cara, temos uma discrepância entre os preços: R$ 37.610 para o Voyage e R$ 43.300 para o Siena. Mas não se iluda, pois o ar-condicionado, o computador de bordo e até os vidros e travas elétricos são cobrados à parte pelo sedã do Gol. Deixe o Voyage no mesmo nível de equipamentos do Siena e chegamos a R$ 41.515 – ainda uma boa vantagem. E, acredite, o VW também tem o seguro um pouco mais baixo.

O Voyage larga na frente, mas o Siena tem outras armas. O comprador de sedãs valoriza o acabamento, especialmente nessas versões “top”. E nisso o carro da VW deixa a desejar. Embora seja do modelo Comfortline, o Voyage tem praticamente o mesmo interior de um Gol 1.0 Trend. Cinza e com plásticos rígidos, o ambiente da cabine é um pouco frio. Salvo os comandos da ventilação e as maçanetas, o restante poderia ter mais capricho. Capricho esse que o Fiat mostra com os bancos e portas revestidos de veludo, ou com plásticos de aparência mais cara. Estranho é o grafismo do painel mantido da geração anterior, enquanto as versões ELX 1.0 e 1.4 têm quadro de instrumentos novo.

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Ainda na cabine, o Voyage vence o Siena num aspecto importante: espaço para quem vai atrás, garantido pelo entre-eixos maior. Mas o banco do motorista do VW poderia ter um ajuste de altura melhor. São só duas posições, e somente a parte traseira do assento se eleva. O Fiat, por sua vez, oferece até ajuste elétrico de altura do banco (opcional de R$ 2.770!). Mesmo assim, a posição de dirigir do Voyage é superior, com ajuste de altura e profundidade da coluna de direção (só altura no rival).No porta-malas, empate técnico: com 477 litros, o sedã do Palio leva apenas 7 litros a mais que o VW (volumes aferidos), e ambos têm os braços da tampa para interferir no espaço da bagagem (coisa que o Fiesta Sedan aboliu desde 2004). No Voyage, porém, a gente pode abrir o compartimento por fora apertando um botão na chave, e a tampa sobe sozinha.

Com o carro cheio, o motor 1.8 do Siena brilha nas ultrapassagens. O Voyage 1.6 anda bem, mas não tem o mesmo fôlego nas retomadas. Em compensação, ele bebe menos e é mais equilibrado na estrada. A suspensão bem acertada é um dos destaques do VW. O Siena inclina demais nas curvas (embora essa versão HLX com rodas aro 15” seja um pouco mais estável). Como se trata de um carro para a família, porém, o Fiat pode agradar a quem prefere passar suave sobre os buracos. Já o VW valoriza o prazer ao dirigir, com câmbio preciso, direção justa e freios mais eficientes e menos sensíveis que os do Siena.

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Fonte:  Autoesporte

 

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