Protótipo Hy-Kers versão híbrida da Ferrari é exibido no Salão de Genebra


05 de março de 2010|Sem Comentários


Partindo para o caminho dos superesportivos mais comportados do ponto de vista ecológico, a Ferrari divulgou nesta terça-feira (2) o protótipo HY-KERS vettura laboratorio, uma versão híbrida do cupê 599 GTB Fiorano.

O conceito, que já havia vazado na internet, é a grande novidade da fabricante de Maranello para o Salão de Genebra, na Suíça, que recebe o público desde ontem até o dia  14 deste mês.

A faceta híbrida desse 599 está no seu motor elétrico de 100 cv alimentado por baterias de íons de lítio, montadas no assoalho do carro para não prejudicar o centro de gravidade. O propulsor alternativo, instalado na traseira do veículo, logo atrás do diferencial, garante um fôlego extra ao bloco 6.0 V12 de 620 cv, além de, segundo a Ferrari, reduzir em 35% os níveis de emissões de CO2. A introdução do sistema híbrido deixou o carro 40 kg mais pesado em relação ao 599 convencional. A marca, no entanto, não divulgou dados de desempenho da macchina.

O protótipo também apresenta à série 599 uma variação do câmbio semi-automático de 7 marchas e dupla embreagem da Ferrari. Esse tipo de transmissão, ainda inédita em carros híbridos, permite, de acordo com a marca do cavallino, trocas de marchas mais rápidas e maior eficiência no uso da potência e consumo de combustível. Outra inovação do conceito é o sistema de freios regenerativos, o KERS usado pela Scuderia Ferrari na Fórmula 1 em 2009, que transforma a energia cinética das frenagens em eletricidade, que, no caso, recarregam as baterias.

Segundo Luca de Montezemolo, presidente da Ferrari, a empresa pretende comercializar o primeiro superesportivo “verde” da marca - cor que também sugestivamente estampa a carroceria do conceito que estará à mostra no evento suiço - daqui a três ou quatro anos.

Veja mais fotos do modelo ecológico da Ferrari:


Ferrari Califórnia ganha Stop/Start

Engajada na redução de consumo de combustível e emissões de poluentes, a Ferrari também anunciou para o Salão de Genebra o lançamento do modelo Califórnia equipado com sistema Stop/Start. O equipamento, já presente em diversos carros de passeio convencionais, desliga o motor do veículo quando o mesmo encontra-se parado por um determinado tempo, como em semáforos e congestionamentos, e o aciona novamente quando o condutor volta a pisar no acelerador.

Conforme explica a marca italiana, a presença do novo item na California garante uma redução de até 6% no consumo de gasolina e emissões de CO2. O equipamento passa a vir de série em todas unidades fabricadas do carro a partir de junho deste ano.

Fonte: Carro online

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Veja os Depoimentos desse Artigo.

Deixe um Comentário