Julho – Mês de estréia da Nova Z4 da BMW
11 de junho de 2009|Sem Comentários
Noticiamos no mês de Dezembro aqui mesmo no CONTA GIROS que a nova Z4 da BMW estava chegando ao mercado. Agora ela chega ao Brasil e não faz feio. O bacana será que a marca trará também o modelo série 1, o 118i. Para quem acha que há pouca diferença, basta lembrar que o Série 1 tem tração traseira…
O modelo deve começar a ser vendido no mês que vem por exatos R$ 95 mil. Por dentro, só se nota a ausência de comandos elétricos para os bancos, que, mesmo assim, têm regulagens manuais que nenhum outro veículo oferece, como de ângulo do assento do banco. Isso, como prega a marca da Baviera, ajuda (e muito) no prazer ao dirigir.
Além do 118i, a BMW também deve começar a vender o Série 1 Coupé em sua versão mais sofisticada, a 135i.
O roadster alemão, a Z4 , fabricado nos EUA, será vendido por aqui em duas versões. Na versão sDrive23i, ele custará a partir de R$ 217 mil. Na sDrive35i, o carro será vendido por R$ 307 mil. As vendas terão início no mês que vem.
O BMW Z4 de “entrada”, o sDrive23i, tem motor de seis cilindros em linha de 2,5 litros com 204 cv a 6.200 rpm e torque de 250 Nm a 2.950 rpm. Com ele, o Z4 atinge 242 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,6 s. O topo de linha, o sDrive35i, também usa um motor de seis cilindros em linha, tradicional da marca, mas com a ajuda de turbos gêmeos e 3 litros. Isso o leva a 306 cv a 5.800 rpm e 400 Nm de 1.300 rpm a 5.000 rpm. O desempenho é pouca coisa diferente em termos de velocidade final devido à limitação eletrônica a 250 km/h, mas a aceleração é muito melhor: 5,2 s, com 5,1 s se o câmbio for de dupla embreagem.
Até a maior novidade do E89, nome sob o qual ele foi desenvolvido (e é conhecido pelos apaixonados pela marca), já havia sido revelada: trata-se to teto rígido retrátil, que converte o roadster em um cupê cabriolet. O tempo que a transformação leva é de 20 s e tudo acontece de modo automático, com o mero toque de um botão.
Como todo roadster, o novo Z4 se distingue por um grande entreeixos, capô longo, arcos de roda grandes e balanços dianteiro e traseiro bem pequenos. A distribuição de peso, perfeita, é de 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, também responsável pela tração. É a promessa de um comportamento dinâmico exemplar, tradição nos veículos da BMW, por mais que os modelos mais recentes venham se rendendo à suavidade que os norte-americanos exigem para seus veículos.
O Z4 vem, de série, com uma manual de seis velocidades. Para a versão sDrive35i, é oferecida a caixa de câmbio mais econômica e rápida do mundo. Com duas embreagens e sete marchas, as trocas de marcha acontecem sem interrupções na transmissão de força às rodas, o que torna a condução mais rápida. Como se trata de um câmbio manual, ainda que automatizado, o consumo de combustível também é muito mais baixo que o de uma transmissão automática com conversor de torque.
O novo Z4 tem 4,24 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,29 m de altura e 2,50 m de entreeixos. O porta-malas, com a capota recolhida, é de 180 l, o tamanho do porta-malas do antigo Ford Ka, algo que aumenta bastante com a capota cobrindo a cabeça dos ocupantes do Z4. Neste caso, ele chega a 310 l, até mais do que o necessário para a bagagem de seu passageiro e seu motorista.
Fonte: MSN Autos, Shock Motors.com, Web motors.
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