Hoje é dia nacional do Fusca da Volkswagen, parabéns ao pequeno besouro
20 de janeiro de 2011|2 Comentários
Mais uma vez homenageamos o pequeno notável como já fazemos desde que o blog foi pra web em outubro de 2008.
O Volkswagen Fusca é um carro tão especial que tem um Dia Nacional para ele: dia 20 de janeiro. Aliás, há um dia nacional, outro mundial. No caso do Brasil, dia 20 de Janeiro e no mundo 22 de Junho. Foi num 22 de junho de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do “Volkswagen”, apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história.Ele foi um automóvel que marcou muitas gerações e até hoje marca presença como um dos carros mais queridos do planeta.
A origem do Fusca é um pouco incerta. É fato que a Alemanha necessitava de um carro barato, e começaram a surgir influências ao futuro “carro do povo”, como o Tatra T97 e o Porsche Typ 12, ambos de 1931. A Zündapp, fabricante de motos, desistiu de construir o modelo. Dr. Ing. h.c. Ferdinand Porsche, que possuia uma empresa de construção e consultoria de motores e fabricação de veículos, passou a trabalhar no projeto, que cruzou-se também com a ideia do judeu Josef Ganz, que tinha em mente o conceito de automóvel de porte reduzido, seguro, econômico e barato. Em suas palavras, “deveria custar o mesmo que uma motocicleta”.
A questão é que o modelo surgia sob uma Alemanha que despontava seu nazismo, sob a figura do chanceler Adolf Hitler, que diz-se que apropriou-se da ideia de Ganz, e aparentemente Porsche tomou a ideia do engenheiro judeu. Ferdinand desenvolvia carros esportivos e de corrida, e talvez sem Ganz para desenvolver seu design, Porsche não teria se envolvido no projeto.
* Fusca totalmente modificado
Fato é que em 1933 Hitler definia as metas no desenvolvimento de um carro do povo (em alemão, Volks Wagen). O carro teria de transportar dois adultos, três crianças, chegar à velocidade máxima de 100 km/h, enfrentar rampas com 30% de inclinação, rodar cerca de 14 quilômetros com um litro de gasolina e ter preço razoavelmente acessível: não mais do que 990 marcos (vale lembrar que a renda média de um alemão era de 32 marcos/mês).
O contrato de construção foi assinado em 1934, quando foram construídos os primeiros protótipos. Foram testados diversos tipos de motores, e prevaleceu a opção de quatro cilindros dispostos contrapostamente (boxer). O propulsor era refrigerado a ar, não a água, como era mais comum.
* Fusca conversível com estofamento perfeito
Chamado de Kdf-Wagen (carro da força gerada pela alegria), em 1935 começavam a rodar os primeiros protótipos, construídos curiosamente pela Daimler-Benz. O carro passaria por mudanças até se tornar o Volkswagen. São da época, também, os modelos militares Kübelwagen Typ 82 o anfíbio Schwimmwagen Typ 128/166.
Em 1936 surgiam os protótipos V1 e V2 (esta conversível), que evoluíam. O modelo abaixo é um Kdf V30, ainda sem para-choques ou retrovisores, mas que antecipava bem o estilo típico dos anos 1930 do Fusca. Aliás, as linhas são de autoria de Erwin Komenda, que desenhou ainda os VW militares e até mesmo modelos da Porsche (criados por “Ferry” Porsche, filho de Ferdinand, e não pelo pai), como o 356, o mítico 550 Spyder e o 904, além de ter participado no desenvolvimento de um esportivo que fez tanto sucesso que dura até hoje – o Porsche 911.
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