Encontro nacional de Romi Isettas acontece hoje no interior de São Paulo


romi_isetta_2009
19 de junho de 2010|Sem Comentários


As Indústrias Romi e Fundação Romi upromovem hoje sábado, dia 19 o Encontro Nacional de Romi-Isettas, como parte das comemorações dos 80 anos das Indústrias Romi, na cidade de Santa Bárbara Doeste no interior do estado de São Paulo.

Segundo a organização do encontro, cerca de 30 Romi-Isettas, vindas de diversos lugares do Brasil devem comparecer ao evento, que tem início às 9h00 no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi – CEDOC. Neste local, os convidados serão recepcionados  e visitarão o espaço expositivo que aborda a história de Santa Bárbara d’Oeste e também o Romi-Isetta.  Em seguida, uma carreata por algumas das principais vias da cidade será organizada.

Em fila, os carros seguirão até a Estação Cultural, antiga estação ferroviária do município, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Na Estação Cultural, os carros ficarão estacionados em exposição para que o público possa apreciar algumas das unidades do primeiro carro fabricado no Brasil.

Além de apreciar os modelos, conversar com os proprietários e com os historiadores da Fundação Romi  sobre aspectos e curiosidades do Romi-Isetta, o público ainda assistirá ao show da Soul Boogie Orchestra, interpretando clássicos dos gêneros musicais que enriqueceram os anos 50, criados por compositores como Elvis Presley, Bill Halley, James Brown, Frank Sinatra e outros grandes sucessos da época.

Conheça um pouco mais da história da Romi Isetta no Brasil

O Romi-Isetta é o primeiro carro fabricado em série no Brasil, produzido de 1956 a 1961 pelas Indústrias Romi SA. Fundada em 1930, pelo descendente de imigrantes italianos Américo Emílio Romi e por seu enteado Carlos Chiti, a Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi para a fábrica de veículos automotores Iso s.p.a, de Milão.

Em 5 de setembro de 1956, era oficialmente lançado o Romi-Isetta, com um desfile dos primeiros 30 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidos cerca de 3.000 carros no Brasil.

O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica muito avançados, e tem várias características marcantes, como estilo único (assinado pelo italiano Giovanni Michelotti), a porta frontal única, motor transversal localizado entreeixos, dimensões extremamente compactas que conferem ao veículo extrema agilidade, aliada a consumo de combustível muito reduzido. O Romi-Isetta pode transportar 2 adultos e uma criança, atinge velocidade máxima em torno de 90 km/h, e tem consumo de 25 km/l.

Atores, cineastas e outros artistas e personalidades se reuniam em torno do Romi-Isetta Club para passeios, excursões e gincanas. Alguns dos passeios mais notáveis incluíram a Gincana dos Artistas, no balneáreo do Guarujá, e a caravana São Paulo – Rio, organizada pelo cineasta e fundador do Clube, Anselmo Duarte, para marcar o lançamento de seu filme “Absolutamente Certo”, que conta com a participação de exemplares do Romi-Isetta como protagonistas. Outro momento histórico foi a participação na Caravana de Integração Nacional, culminando com a chegada em Brasília em 02/02/1960, com o Presidente JK acenando aos presentes à bordo de um dos Romi-Isettas que participaram da Caravana.

O Romi-Isetta teve seu ciclo de vida como produto encerrado em 1961, e marcou profundamente mais de uma geração de brasileiros. Hoje em dia, com as questões ambientais e energéticas, nota-se a aplicação de conceitos do Romi-Isetta em veículos urbanos de nova produção.

Em breve a BMW deve lançar uma nova versão da Iseta… confira clicando aqui

Veja a história completa da Romi Isetta no link :

http://www.contagiros.com.br/historia-de-carros-que-fizeram-historia/conheca-um-pouco-da-historia-da-romi-isetta/

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

Veja abaixo galeria de fotos com várias fases deste impresssionante carrinho.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.