Carros de Cor branca crescem na preferência do consumidor mundial
07 de dezembro de 2011|Sem Comentários
Carros pretos e pratas. Essa pelo menos era a preferência nacional a até bem pouco tempo. Mas pelo visto as coisas estão mudando, devagar é verdade, mas em breve carros brancos e coloridos passarão a ser visualmente notados em qualquer esquina.
Tudo bem que a chance de cores de esmaltes que tem aparecido nas mãos das mulheres como: Meia-calça, Pink Vigarista, Arrasou, Apuro Violeta, Prazeres, Beijo na Boca e Escândalo, talvez nunca cheguem ao mercado automotivo, mas parece que as cores mais normais começam a ser vistas em maior escala.
Esta tendência brasileira e mundial foi apontada pela pesquisa Global Automotive Color Popularity Report, realizada pela DuPont, uma das principais fornecedoras de tinta automotiva no mundo. O levantamento aponta que a cor branca conseguiu empatar com a prata no quesito mais popular em vendas no mundo dos carros. Isso graças ao aumento da procura por esse tom no segmento de luxo.
No ano passado, a cor branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte ( foto acima), combinada com crescimento da procura pelo tom na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22%.
“Há uma maior aceitação do consumidor em relação ao branco e nossos clientes estão atendendo essa demanda por um visual mais limpo que a cor traz ao design dos veículos”, diz a gerente de Marketing de Cores da DuPont, Nancy Lockhart. Para o designer de Cores da DuPont para a Europa, Elke Dirks, o branco também é visto como inspiração para a megatendência ecológica na Europa, porque representa o minimalismo moderno e as tecnologias do futuro.
Mas não se engane, dissemos que um dia, as outras cores seriam mais notadas. Em nossa região e em toda a América do Sul, o prata lidera o mercado com 30% de participação. A segunda cor mais popular na América do Sul, o preto/efeito de preto representa 19% da região. O branco/branco pérola aparece no terceiro lugar, com 17% do mercado geral da América do Sul e participação semelhante no Brasil.
Será que as mulheres tem tido influência na escolha das cores também? Pode ser..cores vivas de carros, sejam bem vindas !