BMW confirma fábrica no Brasil
13 de julho de 2011|Sem Comentários
A BMW confirmou hoje a construção de uma fábrica no Brasil. A informação é do jornalista Fernando Calmon, que divulgou a novidade em sua página no Twitter. A montadora sinalizava a possibilidade de estruturar produção na região há alguns meses, mas o Brasil disputava a unidade com o México.
A marca alemã foi a 18ª colocada no ranking de vendas no primeiro semestre deste ano, com 8.534 emplacamentos e 0,32% de market share. Sem escala de produção que justifique a instalação de uma planta completa, a operação local deve começar em regime SKD, com a montagem de conjuntos semidesmontados trazidos do exterior. Primeiro, especulou-se que o o primeiro modelo nacionalizado da marca seria o X3, mas fontes de mercado garantem que será o Série 1.
Junto com a fábrica brasileira, a BMW tem planos para novas unidades na Rússia, Índia, Coreia ou Turquia. Com as plantas, a companhia pretende acompanhar o crescimento de mercados em expansão e compensar a estagnação das vendas na Europa.
Regime SKD
Esse tipo de produção indica uma capacidade limitada de manufatura na planta e também que a produção em si não demandará altos investimentos. A instalação da fábrica foi disputada por seis estados brasileiros.
Enfim, será um desafio e tanto para a marca alemã que tem uma penetração forte apenas nas camadas mais abastadas, mas quem sabe um dia veremos taxis com a marca BMW circulando por aí?
[twitter-follow screen_name='contagiros' show_count='yes']