Polo Blue Motion da Volkswagen é eleito o carro verde do ano pela revista Auto Esporte


17 de novembro de 2011|Sem Comentários

Pegando carona na onda verde que vai inundar ( sem trocadilhos ok) o Japão a partir do dia 03 de dezembro , mais uma notícia sobre carros que de alguma forma se preocupam com a questão de consumo de combustível e da fabricação de modelos de uma forma mais sustentável.

O destaque desta vez foi para o Polo BlueMotion da Volkswagen, que recebeu a premiação Carro Verde do Ano 2012, promovida pela revista Autoesporte, em evento realizado esta semana em São Paulo. Parece que a montadora alemã tomou gosto pelos prêmios neste setor, pois já seria o segundo ano consecutivo que a marca recebe o reconhecimento. No ano passado, 2010, o Gol Emotion foi nomeado o Carro Verde do Ano 2011.

A seleção, auditada pela PricewatherhouseCoopers, avalia o desempenho da empresa e de seu produto em quesitos relacionados ao meio ambiente e sua preservação. A votação do júri especializado em meio ambiente e sustentabilidade também considera os métodos adotados pela marca em sua linha de montagem. Nos últimos quatro anos a empresa informou que reduziu em 25% o consumo de energia por veículo produzido.

O Polo BlueMotion apresentou vantagem na eficiência energética. Segundo a empresa, seu motor VHT 1.6 Total Flex de até 104 cv reduz em até 15% os níveis de consumo de combustível. O propulsor é 24 quilos mais leve que os motores das demais versões do Polo hatch.

O veículo também utiliza materiais reciclados, como fibras de garrafas plásticas na composição dos carpetes de assoalho.

Com apenas 1.093 kg, o Polo BlueMotion tem autonomia média (cidade/estrada) de 16,5 km/l com gasolina e de 11,4 km/l com etanol, de acordo com a norma NBR 7024.

O Polo BlueMotion conta com uma série de outros diferenciais, que vão desde a grade dianteira mais fechada, para melhorar a aerodinâmica, ao uso de pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento. A suspensão é 15 mm mais baixa que a versão normal, reduzindo a área frontal. O câmbio foi modificado, tendo as suas relações alongadas, fazendo o motor trabalhar em regime de rotações mais baixo, economizando combustível.

O mapeamento do motor também foi alterado, para se adaptar às relações de marcha mais longas. Outra particularidade do BlueMotion é o uso do sistema de direção com assistência eletro-hidráulica, que reduz a potência consumida do motor.

Na linha 2012, o Polo teve seu visual atualizado e passou a contar com faróis de interior escurecido. A grade ganhou acabamento em preto brilhante, com o logotipo “BlueMotion”, e os para-choques tiveram sua forma alterada proporcionando um visual mais “clean”.

Sistema E-Flex também é novidade

A adoção do sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do “tanquinho” de gasolina na partida a frio, é outra novidade no Polo BlueMotion 2012. Aquecedores posicionados junto aos bicos injetores de combustível entram em ação em baixas temperaturas, aquecendo o etanol para facilitar o processo de combustão. Para acionar o E-Flex, basta um giro na chave de ignição para o sistema funcionar automaticamente.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.