No dia do Fusca a evolução do carro que chega aos 77 anos de história
21 de junho de 2012|Sem Comentários
Em comemoração ao dia do Fusca, 22 de junho, o Contagiros trouxe uma linha do tempo do carro mais famoso do mundo.
Uma trajetória instigante e detalhista sobre o carro mais popular de todos os tempos retrata os casos e acasos do modelo da Volkswagen nascido em 1935.
1935 - Na época do seu lançamento, o preço atingido para os amantes ou até mesmo os necessitados de veículo próprio, restringiu-se a 990 marcos (moeda usada pelos países latino-germânicos). Com um equipamento forte, continha um motor refrigerado a ar, um sistema elétrico de seis volts (ótimo para o ano) e câmbio seco de quatro marchas.
De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever”, que questiona a legitimidade de ser Ferdinand Porsche o projetista do famoso Fusca, o homem que criou e desenvolveu essa “máquina tunada” para a época, era um engenheiro judeu chamado Josef Ganz.
Mas a história não acaba por aí. Ganz com seu desejo de criar um carro seguro que custasse o mesmo que uma motocicleta, desenvolveu um protótipo, o Maikäfer (Meu Besouro), em 1931, junto com alguns fabricantes de motos. Porém, vários acontecimentos vieram e prejudicaram seu projeto.
Na época, com o regime nazista, Adolf Hitler gostou da ideia de produzir em massa o protótipo e então, designou Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.
1936 – Já é desenvolvido um modelo reformulado e parecido com o Fusca de hoje, contendo duas pequenas janelas traseiras.
1938 – Foi iniciado a construção de uma fábrica em Hanover, no qual o carro seria produzido em série.
1939 – O “Fusqueta” acabou virando veículo militar após o início da Segunda Guerra Mundial. Sua mecânica mudou e ganhou pistões, válvulas e motor de 1,131 cc. A fábrica de Hanover foi destruída pós guerra e, por pouco, não foi o fim da Volkswagen.
1946 – Retomada sua fabricação, já existia 10 mil Volkswagens sedans em circulação.
1949 – O Fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.
1953 – O Fusca surgia com o “quebra-ventos”.
1959 – Começa a ser fabricado no Brasil.
1970 – O Fusca sofre uma grande transformação, passa da versão 1300 cc. Para a 1500 cc.
1974 – Ganha eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior para-brisa.
1975 – A linha VW foi ampliada e vieram o painel e outras estéticas.
1984 – Muda tudo, surge um novo 1600. Contendo pistões, ,cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão. Era equipado também de novos freios a disco na dianteira e barra estabilizadora traseira.
1986 – Acaba a carreira do Fusca no Brasil.
1993 – O então presidente do Brasil, Itamar Franco, pede sua volta. E ainda, o veículo ganha para-choque na sua cor.
1996 – Outra parada de fabricação. Foram fabricados os últimos 1.500 Fuscas na versão “ Fusca Série Ouro”.
1998 – Montado em chassis VW Golf, o Fusca volta às ruas com outro nome, New Beetle.
2003 – O México para de produzir o antigo Fusca e dá espaço para o New Beetle.
2006 - O New Beetle recebeu uma leve reestilização.
2011 – Agora chamado Volkswagen Beetle ficou pronto para o hatch e 2012 para o cabriolet.
2012 – Começa as vendas no Brasil até o final de 2012, estacionando em 2013.