No dia do Fusca a evolução do carro que chega aos 77 anos de história


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21 de junho de 2012|Sem Comentários

Em comemoração ao dia do Fusca, 22 de junho, o Contagiros trouxe uma linha do tempo do carro mais famoso do mundo.

Vários tipos de Fusca

Uma trajetória instigante e detalhista sobre o carro mais popular de todos os tempos retrata os casos e acasos do modelo da Volkswagen nascido em 1935.

1935 - Na época do seu lançamento, o preço atingido para os amantes ou até mesmo os necessitados de veículo próprio, restringiu-se a 990 marcos (moeda usada pelos países latino-germânicos). Com um equipamento forte, continha um motor refrigerado a ar,   um sistema elétrico de seis volts (ótimo para  o ano) e câmbio seco de quatro marchas.

Protótipo Fusca
De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever”, que questiona a legitimidade de ser Ferdinand Porsche o projetista do famoso Fusca, o homem que criou e desenvolveu essa “máquina tunada” para a época, era um engenheiro judeu chamado Josef Ganz.

Mas a história não acaba por aí. Ganz com seu desejo de criar um carro seguro que custasse o mesmo que uma motocicleta, desenvolveu um protótipo, o Maikäfer (Meu Besouro), em 1931,  junto com alguns fabricantes de motos. Porém, vários acontecimentos vieram e prejudicaram seu projeto.

Na época, com o regime nazista, Adolf Hitler gostou da ideia de produzir em massa o protótipo e então, designou Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

1936 – Já é desenvolvido um modelo reformulado e parecido com o Fusca de hoje, contendo duas pequenas janelas traseiras.

Fusca com duas janelas traseiras
1938 – Foi iniciado a construção de uma fábrica em Hanover, no qual o carro seria produzido em série.

1939 – O “Fusqueta” acabou virando veículo militar após o início da Segunda Guerra Mundial. Sua mecânica mudou e ganhou pistões, válvulas e motor de 1,131 cc. A fábrica de Hanover foi destruída pós guerra e, por pouco, não foi o fim da Volkswagen.

1946 –
Retomada sua fabricação, já existia 10 mil Volkswagens sedans em circulação.

1949 –
O Fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.

1953 –
O Fusca surgia com o “quebra-ventos”.

1959 –
Começa a ser fabricado no Brasil.

Fusca começa a ser fabricado no Brasil
1970 –
O Fusca sofre uma grande transformação, passa da versão 1300 cc. Para a 1500 cc.

1974 – Ganha eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior para-brisa.

1975 – A linha VW foi ampliada e vieram o painel e outras estéticas.

Painel modificado Fusca
1984 – Muda tudo, surge um novo 1600. Contendo pistões, ,cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão. Era equipado também de novos freios a disco na dianteira e barra estabilizadora traseira.

1986 – Acaba a carreira do Fusca no Brasil.

1993 – O então presidente do Brasil, Itamar Franco, pede sua volta. E ainda, o veículo ganha para-choque na sua cor.

Fusca com pára-choque da mesma cor

1996 – Outra parada de fabricação. Foram fabricados os últimos 1.500 Fuscas na versão “ Fusca Série Ouro”.

1998 – Montado em chassis VW Golf, o Fusca volta às ruas com outro nome, New Beetle.

2003 – O México para de produzir o antigo Fusca e dá espaço para o New Beetle.

Fusca dá espaço para o New Beatle
2006 - O New Beetle recebeu uma leve reestilização.

2011 – Agora chamado Volkswagen Beetle ficou pronto para o hatch e 2012 para o cabriolet.

2012 – Começa as vendas no Brasil até o final de 2012, estacionando em 2013.

 

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