Kia Picanto 2010 – ficha completa do modelo mais em conta da marca


19 de outubro de 2009|2 Comentários

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Brigar com um modelo importado em um segmento que representa mais de 70% do mercado brasileiro é uma tarefa inglória. Com um subcompacto, ou seja, um modelo menor, então, é quase uma missão impossível. A maneira encontrada pela Kia Motors para que o Picanto tentasse a sorte no Brasil foi colocá-lo para concorrer com os compactos nacionais. E, para tal, o modelo tinha de vir recheado para ter evidenciado o bom custo/benefício, aspecto bastante explorado pela marca sul-coreana no Brasil. E foi o que a montadora fez com o hatch, importado da Coreia do Sul numa única versão EX 1.0, com opções de transmissão manual ou automática.

Os itens de série ajudam a justificar os R$ 33.900 pedidos pela versão manual e R$ 38.900 no modelo automático, avaliado nesta reportagem. Ele chega com airbag duplo frontal, ar-condicionado, direção elétrica, trio, regulagem de altura do volante, rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar e para iPod, para-sóis com espelhos, sistema de abertura e fechamento das portas Keyless, revestimento em couro da manopla do câmbio e do volante, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco traseiro bipartido, entre outros. Há até itens inusitados para o segmento, como retrovisores externos com desembaçador.

Diferente? Pois é... esse é o Picanto Coreano, o brasileiro é o de lá de cima

Diferente? Pois é... esse é o Picanto Coreano, versão Morning, o brasileiro é o de lá de cima

Por fora, rodas de liga leve aro 14 ( que na minha opinião deveriam ser aro15), para-choques, maçanetas e carcaças dos retrovisores na cor da carroceria, spoiler traseiro e faróis de neblina. A versão mais cara conta também com setas integradas aos retrovisores, alarme, detalhes cromados no interior, além da transmissão automática de quatro velocidades. Ela trabalha com um motor 1.0, outra forma de ter um preço competitivo ao se beneficiar do IPI menor para os carros até mil cilindradas e amenizar o impacto dos 35% do Imposto de Importação. O propulsor de quatro cilindros em linha tem 64 cv a 5.600 rpm e torque de 8,9 kgfm a 3 mil giros. Tudo para empurrar um carrinho com 910 kg distribuídos por 3,53 metros de comprimento, 1,59 m de largura, 1,48 m de altura e 2,37 m de entre-eixos.

Apesar de oferecer alguns itens encontrados apenas nos chamados compactos premium, o modelo atraiu apenas 1.539 compradores no ano. O que confere uma média de 171 unidades mensais, divididas de forma equilibrada com 55% para a versão mecânica e 45% para o modelo automático. O que não foi suficiente nem mesmo para o Picanto sustentar o título de veículo de passeio da marca mais vendido no país. Foi ultrapassado pelo crossover Soul, recém-lançado, que já tem média de 347 unidades/mês.

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FICHA TÉCNICA

Kia Picanto EX 1.0 automático
Motor: Gasolina, transversal, 999 cm³, quatro cilindros em linha, três válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com quatro marchas à frente, ré e overdrive. Tração dianteira.
Potência: 64 cv a 5.600 rpm.
Torque: 8,9 kgfm a 3 mil rpm.
Diâmetro e curso: 66,0 mm x 73,0 mm. Taxa de compressão: 10,1:1.
Direção: Elétrica. Raio de giro: 4,6 metros.
Freios: Dianteiros a discos ventilados e traseiros a tambor.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 165/60 R14 com rodas de liga leve aro 14.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,53 metros de comprimento, 1,59 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,37 metros de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal de série.
Peso: 910 kg.
Porta-malas: 220 litros.
Tanque: 35 litros.

Fonte: UOL carros

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