GM deve vender participação na Opel para Magna e Sberbank


10 de setembro de 2009|1 Comentário
GM finalmente define venda para Magna e Sberbank

GM finalmente define venda para Magna e Sberbank

O Conselho de Administração da General Motors (GM) anunciou que pretende vender a posição majoritária da Opel, à canadiana Magna International e ao parceiro russo desta, o Sberbank.

Falando em entrevista coletiva em Berlim, a chanceler alemã Angela Merkel saudou a decisão, dizendo que isso representa um “novo começo” para a Opel.

“Estou muito feliz com essa decisão”, disse Merkel, que sempre declarou seu apoio à proposta da Magna em detrimento da oferta feita pelo grupo financeiro belga RHJ International.

As conversas sobre a venda da Opel, que a GM está se desfazendo como parte de uma reestruturação da montadora orquestrada pelo governo norte-americano, vêm se arrastando há meses. A Opel tem mais de 50 mil empregados, a maioria deles na Alemanha.

Pela proposta, a Magna e o Sberbank terão cada um participação de 27,5 por cento da Opel, enquanto os trabalhadores ficarão com fatia de 10 por cento. A GM terá os 35 por cento restantes. Cerca de 10 mil empregos serão eliminados na Opel, um quarto deles na Alemanha.

Para que o negócio seja finalizado, a GM quer os sindicatos dos trabalhadores da Opel lhe manifestem, por escrito, o apoio a esta operação, que implicará a redução de custos. O construtor deseja, também, ver «um incentivo financeiro definitivo por parte do governo alemão».

A GM conta ter um acordo dentro das próximas semanas e o negócio concluído dentro de poucos meses.

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.