Ford mostra o Evos Concept que usa dados na nuvem da internet será mostrado no Salão de frankfurt 2011
31 de agosto de 2011|1 Comentário
A Ford deve apresentar na IFA, feira de eletrônicos que acontece a partir de 2 de setembro na Alemanha, mais um de seus carros conceitos. Até aí nada de novo. A novidade é o grau de utilização de internet que o carro deve utilizar. Neste modelo todos os dados ficam armazenados em formato de nuvem, na própria internet e são acessados quando necessário.
O modelo se chama Evos Concept e é um carro híbrido que usará a nuvem para guardar as preferências de quase todos os aspectos do veículo. Ele pode reconhecer o comportamento do motorista e otimizar o sistema mecânico do carro para ficarem de acordo com os hábitos do motorista.
Ele também pode acessar uma rádio pela internet e continuar tocando uma música a partir do ponto que o motorista deixou em sua casa, apagar as luzes ao deixar a casa, e pré-aquecer ou esfriar o carro de acordo com a agenda do motorista.
A primeira aplicação das linhas do Evos Concept poderá ser vista dentro de quatro meses, no Salão de Detroit 2012, onde será apresentado o protótipo da nova geração do Mondeo. Mas a nova orientação estética da Ford será também aplicada nos mais variados tipos de carroceria, incluindo SUV e crossovers. O veículo poderá ser visto também no Salão de Frankfurt 2011, mas assim como no IFA, apenas como protótipo conceito.
Os traços mais significativos do Evos Concept são a sua silhueta mais agressiva, bem acentuada na linha descendente do teto, que se funde com o spoiler traseiro. Os painéis laterais revelam também contornos esculturais que ganham expressão máxima das volumosas aberturas das rodas.
A dianteira exibe uma nova interpretação da grade trapezoidal – conceito já presente na diretriz estética chamada de Kinetic –, que surge numa posição mais elevada, enquadrada pelos sofisticados conjuntos ópticos em forma de lâmina e pelo contorno cromado que integra os faróis nevoeiros com luzes de leds. A traseira é dominada pelos faróis “hi tech” e pelas formas pronunciadas e elaboradas do para-choques.
Com 4,5 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,36 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,74 m, este concept avança com uma configuração de quatro lugares. O acesso ao habitáculo faz-se através de quatro portas com abertura em asa de gaivota, que criam um efeito cênico dramático, mas que estão longe de se tronarem realidade num modelo de produção em série.
O Evos Concept está também preparado para receber componentes elétricos, demonstrando o interesse da Ford em apostar em tecnologias híbridas.
Mas não se engane, O Evos é apenas um carro conceitual e dificilmente chegará ao mercado, principalmente devido ao alto custo que teria e o uso de muitas tecnologias experimentais. Mas com certeza servirá de base para modelos mais baratos e com certeza com o apimoramento das tecnologias um modelo parecido deve chegar as ruas em poucos anos.
No vídeo abaixo a Ford explica alguns conceitos usados no veículo