Fiat faz 33 anos no Brasil e comemora os resultados
11 de julho de 2009|1 Comentário
A Fiat comemorou ontem dia 09, 33 anos de participação no mercado brasileiro. Ao longo destes anos, a empresa produziu mais de 10 milhões de automóveis em sua fábrica, em Betim, e fechou por sete anos não-consecutivos na liderança do mercado brasileiro. A unidade mineira hoje é o maior polo de produção de veículos do país e fabricou 722 mil unidades no ano passado.
O primeiro modelo feito pela Fiat no Brasil foi o hatch 147, famoso pelo amplo aproveitamento de espaço interno e pelo câmbio de engates difíceis. Seus sucessores estão presentes no mercado até hoje. O Mille, que nasceu Uno em 1984, e o Palio, primeiro carro mundial da marca, em 1996. Deles vieram derivações de referência, como Elba, Fiorino, Prêmio, Siena, Palio Weekend e Strada.
A Fiat era a única a produzir veículos em série com motores turbo no país, os T-Jet Punto e Linea. O propulsor 1.4 é importado da Itália. No passado, a empresa contou com outros modelos turbinados, como Tempra, Marea e o saudoso Uno.
Passado e futuro
Ainda em inovações do ramo automobilístico, vale lembrar que a marca foi a primeira a oferecer um veículo movido somente a álcool. Ele nasceu em 1979, com o 147, e teve 120,5 mil unidades produzidas até 1987. Ela também foi a primeira grande a investir em motores com menos de 1.000 cm³ para aproveitar a redução de impostos do governo e pioneira no segmento de aventureirs urbanos, com a linha Adventure.
A próxima cartada da marca é desenvolver um carro-conceito com base nas sugestões dos internautas, pelo projeto Fiat Mio, através do site http://fiatmio.cc – algo inédito no mercado. Entre suas próximas novidades para este ano, podemos esperar o reestilizado Doblò, o câmbio Dualogic para a linha Palio e o compacto 500. Para os próximos tempos, o Bravo (2010) e o Idea retocado.
Essa e outras matérias você pode seguir pelo