Conheça mais detalhes dos lançamentos da Honda, a CBR 250 R e CRF 150

23 de abril de 2012|1 Comentário
De uma só vez a Honda Motos , líder de vendas e de mercado de motos no Brasil resolveu finalmente lançar dois modelos de uma vez só. Uma delas, a CBR 250 R já tinha sido apresentado no último Salão Duas Rodas de 2011.
A outra moto lançada é a CRF 150F, moto trail ( foto abaixo) destinada à prática esportiva e ao lazer. Mas não se anima, ela é exclusiva para ser utilizada em vias não públicas. Não tem farol ou pisca-piscas e por isso não pode ser emplacada. Utiliza motor semelhante ao da linha CG 150, mas é alimentado por carburador em vez de injeção eletrônica. Produz 14 cv e tem partida elétrica. Ele tem preços a partir de R$ 8.690.
Já a CBR 250R, esta sim quer ocupar um local de destaque no atual mercado das 250 cc já que terá valores semelhantes ( a partir de R$15.490,00) a Kasinski Comet GT 250R (R$ 14.990), Kawasaki Ninja 250R (R$ 15.550) e a recém-lançada Dafra Roadwin 250 (R$ 12.490).
Por ser uma Honda e desta vez estar com apelo atrativo e tecnológico inspirado na CBR 1000RR e misturar traços de deseign da VFR 1200F, é bem capaz das vendas ficarem aquecidas logo no lançamento, assim como aconteceu com a CB 300 R.
Um pouco mais sobre cada detalhe da nova CBR 250 R
A pintura da carenagem também lembra a da “HRC” da Fireblade. O desenho do escape, do farol, e a carenagem em dupla camada e praticamente sem parafusos aparentes, foram herdados da VFR 1200F. Essa carenagem dupla cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. A CBR 250R faz parte de um projeto chamado de “New Concept ¼ litro” e tornou-se um modelo padrão global da Honda.
O desenho do painel acompanha o do farol. As alças para o garupa se segurar são em alumínio e retas. Além de lentes boas e de bom tamanho (nem grande, nem pequeno), ficam bem à frente e não é preciso mexer a cabeça para olhá-los, mesmo andando “carenada”.
Motor da CBR 205 R
O motor é monocilíndrico com 249,6 cm³, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 4 válvulas, com balancins roletados, pistão com contra-peso e refrigerado a água. Os balancins roletados ajudam a diminuir a vibração, pois suaviza a abertura e fechamento das válvulas, que abrem de duas em duas. O contra-peso na parte inferior do pistão também visa diminuir a vibração. Este é o primeiro motor DOHC no mundo a utilizar balancins roletados.
A potência é de 26,4 cv a 8.500 rpm, o torque é de 2,34 kgf.m a 7.000 rpm e a taxa de compressão 10,7:1. A relação diâmetro x curso do pistão é 76x 55 mm e a moto pesa 150 kg.
Sua entrada de ar que é direta, então o motor enche rapidamente. A saída também tem apenas três curvas com ângulo aberto, o que ajuda a aumentar a velocidade de circulação dos gases.
A injeção é eletrônica PGMFI e diminui o tempo entre a ignição e a injeção. São 7 sensores são controlados pela centralina ECM (Engine Control Management): temperatura do ar, posição da borboleta do acelerador, admissão, temperatura do óleo, temperatura do ar, rotação em que o motor está e mais o sensor de inclinação que corta a alimentação caso a moto tombe.
Curiosidade: Para diminuir a poluição, no escapamento existe uma válvula que transforma o monóxido de carbono em CO2, que por sua vez passará pelo catalisador e atende às exigências do Euro 3. O tanque de combustível tem capacidade para 13 litros sendo 3,5 da reserva e a bomba fica dentro dele.
Os pneus são bem largos e vêm montados em rodas de liga leve aro 17” com a medida 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira. O chassi é do tipo Diamond frame de estrutura tubular com treliças .
O freio dianteiro é disco único de 296 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo e o traseiro, disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples. Tem opção de Combined ABS, que além de evitar o travamento das rodas, distribui a frenagem entre elas.
A CBR 250 R poderá estar disponível nas cores: azul com carenagem branca com detalhes em vermelho, parecida com a CBR 1000 RR HRC, ou 100% black, inteirinha preta ( foto abaixo)
A potência é de 26,4 cv a 8.500 rpm, o torque é de 2,34 kgf.m a 7.000 rpm e a taxa de compressão 10,7:1. A relação diâmetro x curso do pistão é 76x 55 mm e a moto pesa 150 kg.
Ele tem uma boa pegada e uma das razões é a entrada de ar que é direta, então o motor enche rapidamente. A saída também tem apenas três curvas com ângulo aberto, o que ajuda a aumentar a velocidade de circulação dos gases.
A injeção é eletrônica PGMFI e diminui o tempo entre a ignição e a injeção.
7 sensores são controlados pela centralina ECM (Engine Control Management): temperatura do ar, posição da borboleta do acelerador, admissão, temperatura do óleo, temperatura do ar, rotação em que o motor está e mais o sensor de inclinação que corta a alimentação caso a moto tombe.
Para diminuir a poluição, no escapamento existe uma válvula que transforma o monóxido de carbono em CO2, que por sua vez passará pelo catalisador e atende às exigências do Euro 3
