Como seria o novo Hatch da Nissan no Brasil


10 de dezembro de 2009|Sem Comentários

O Sedã que a Nissan quer fazer barulho ainda não tem nome definido

A revista Auto esporte trouxe a poucas horas em seu site e mostrou como seria o novo sedã que usará a mesma plataforma do Micra (projeto X02A). O modelo, chamado na fábrica e por fornecedores de L02B, está agendado para chegar à rede Nissan no Brasil no início de 2012, um ano após o hatch.

A principal novidade é que o sedã não será um simples três volumes do hatch, ou seja, terá visual exclusivo – estratégia também adotada pela Renault com a dupla Sandero e Logan e pela Honda com Fit e City. A ideia é usar a mesma plataforma e dividir componentes como motor, transmissão e suspensão. Quase tudo que está “escondido” será compartilhado, dizem as fontes.

Diferentemente do hatch, a carroceria do sedã terá mais ângulos retos. O farol será fino e espichado para a lateral, enquanto a grade dianteira terá detalhes cromados. As laterais serão marcadas por fortes vincos. As lanternas também serão afinadas e não irão invadir a tampa do bagageiro. Falando na tampa, é lá que será posicionada a placa. Acima dela, um filete cromado cruzará toda a tampa. Espere também em encontrar um porta-malas generoso, com mais de 400 litros. As opções de motores ainda não foram definidas.

Voltando ao hatch, refinamos a projeção apresentada em setembro. O novo modelo, que na Europa irá substituir o Micra (chamado também de March na Ásia), exibirá um desenho bem mais agressivo que o da atual geração. O destaque da dianteira é a entrada de ar de grandes proporções. O farol será menos arredondado que o do atual Micra. Ele será esticado em direção ao para-brisa. Dois fortes vincos marcarão o capô.

A lateral terá dois vincos leves, um na altura das maçanetas e outro na parte de baixo das portas. A coluna traseira será larga. Já a placa será colocada no para-choque, e o vidro traseiro terá sua base em forma de “V”. O que lembra é claro o do modelo da Honda o City…

De acordo com os planos da Nissan enviados aos fornecedores, o objetivo é produzir, no primeiro ano, 500 mil unidades do modelo em todo o mundo. Ao todo, cinco fábricas terão a responsabilidade de produzir o carro. Além do hatch e do sedã, a plataforma prevê ainda um monovolume compacto (código W02C), mas os fornecedores ainda não sabem se ele também será feito na fábrica paranaense.

O modelo será o principal produto do plano de metas (Shift) que a fabricante irá revelar nos próximos meses, no qual o Brasil terá importância fundamental, como já sinalizou o presidente mundial da aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn.

Fonte: revista Auto esporte

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.