Chineses da Lifan mostram no Salão do Automóvel que a paciência será uma virtude dos novos orientais do mercado


28 de outubro de 2010|Sem Comentários

Talvez isso nunca se torne uma expressão, mas quando criei a frase – NOVOS ORIENTAIS DO MERCADO, o conceito faz todo sentido, pois primeiro chegaram ao Brasil os orientais do Japão, com Honda, Suzuki, Toyota e que fazem um bom barulho e são vistas como sinônimos de qualidade em carros. Depois num momento posterior os orientais da Coréia como Kia e Hyundai tem feito um belo papel no país e com certeza chegarão as cabeças do mercado com seu estilo e principalmente custo benefício. Desta vez são os novos orientais, os chineses que aos poucos e deixando de lado a imagem de produtores de carros ruins.

Algumas inclusive já tem concessionárias no país e até planos de construção de fábricas.

Uma delas a Lifan, uma das maiores montadoras da China, está sendo oficialmente apresentada ao mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel. Representada pelo Grupo Effa, a marca chega de forma sutil com dois modelos: o hatchback 320 e o sedã 620, montados no Uruguai em planta construída pelo Grupo Effa com investimento de US$ 25 milhões.

A Lifan expõe em seu estande outras novidades que desembarcam no Brasil em 2011: o hatchback 520, um utilitário esportivo (ainda sem nome definido), o 620 com transmissão CVT e a Minivan. A empresa ainda apresenta ao público o 620 EV, versão elétrica do sedã que será lançado no mercado internacional no próximo ano.

Por R$ 29.980 o Lifan 320 (hatch) oferece dois airbags de série, motor 1.3, direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som, rodas de liga leve e freios ABS. O modelo é equipado com motor 1.2 litro e 88 cv de potência.

O Lifan 620 vai disputar o segmento dos sedãs médios, com preço sugerido de R$ 39.980 que inclui airbags para o motorista e passageiro do banco dianteiro, barras de proteção nas laterais, travamento automático das portas quando o veículo atinge 20 km/h, coluna de direção com sistema de absorção de impacto e sensor de estacionamento. Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS e EBD.


Investimento

Inaugurada em abril, em San José, região metropolitana de Montevidéu, a planta da Lifan conta com 70 funcionários. Em 2010 a produção chegará a cerca de 3 mil veículos. No próximo ano, a produção deverá atingir perto de 25 mil unidades. A partir de 2012, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a capacidade da fábrica deverá somar 40 mil carros por ano.

Pelos planos do Grupo Effa, 85% da produção da planta de San José seguirá para o Brasil, enquanto o restante é comercializado no mercado uruguaio. Entre outubro e dezembro deste ano a meta da empresa é 2,5 mil veículos da Lifan no Brasil.

“Em 2011 pretendemos vender 20 mil veículos da Lifan no Brasil”, afirma Eduardo Effa, presidente do Grupo Effa. O volume inclui, além dos automóveis 320 e 620 montados no Uruguai, os modelos 520, 620 CVT, Minivan e o utilitário esportivo que, a princípio, não serão montados na planta do Uruguai. Os veículos têm garantia de três anos.

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