As verdades e novidades sobre o lançamento do Novo Civic 2012


28 de novembro de 2011|Sem Comentários

Muito tem se publicado na imprensa em geral sobre o próximo lançamento da Honda, o Civic 2012. A pouco mais de 1 mês para seu lançamento definitivo no mercado, ainda tem muita especulação, se o modelo será capaz de ser ponta novamente em vendas.

Mas qual seria o motivo de tamanha incerteza e insegurança do mercado sobre o futuro do modelo? A coisa começou a azedar para o lado do Civic em meados de 2009, quando seu posto de líder do segmento foi conquistado pela toyota com o Corolla. De lá para cá a montadora vêm trabalhando no sucessor.

Separamos em alguns tópicos que talvez possam ajudar a nortear o futuro do modelo e por fim a expectativa.Se não é uma ficha completa pelo menor vai ajudar a definir se você pode pensar em comprar um ou trocaro atual pelo novo, a escolha é sua.

1) Design do modelo novo em relação ao antigo, porque a demora no lançamento?

Espera-se que até a segunda quinzena de janeiro, a linha 2012 do Civic esteja nas concessionárias com uma meta estabelecida pela Honda, retomar o posto de sedã médio mais vendido do Brasil. O título foi perdido em outubro de 2009 para o Toyota Corolla, não por falta de competência, mas pela chegada naquele ano de um concorrente dentro de casa, o Honda City, com preço mais baixo.

Mesmo assim a montadora preferiu investir em tecnologia e não focar tanto em design, como o ocorrido na troca do modelo a partir de 2006/2007. Seu visual ficou mais conservador, é verdade, mas não podemos nos esquecer de que o público da Honda é mais para o lado Mercedes do que para o lado GM, certo?

O Civic deveria ter sido lançado em setembro deste ano, mas não podemos esquecer do Tsunami e terremotos que atingiram o Japão e prejudicaram não só a fabricação de modelos por lá, como o fornecimento de peças a mercados estrangeiros, caso do Brasil. A Honda mantém a fabricaçào de algumas peças chave de seus modelos vinculada a matriz. Além disso para piorar a situação, quando parte da produção destas peças começou a ser feita na Tailândia o país sofreu com enchentes.

Não espere um Civic muito diferente em termos de primeira impressão frontal, aliás esta parece que sofreu apenas uma mudança básica de alguém querendo entrar no mundo da tunagem. Mas deve-se lembrar que seu cliente em potencial talvez não esteja muito preocupado, ok!

2) Qual o volume de vendas previsto pela montadora

Segundo o engenheiro mecânico e relações-institucionais da Honda, Alfredo Guedes, a empresa quer dobrar as vendas.
“Queremos chegar à casa das 4 mil unidades por mês, o suficiente para voltar à liderança”. No acumulado do ano (de janeiro até a primeira quinzena de novembro), o Civic chegou a uma média mensal inferior a 2,1 mil unidades e o Corolla esteve acima de 4,2 mil neste mesmo período.

3) Por quanto será vendido o novo modelo do Civic 2012?

O modelo 2012 terá três versões, LXS, LXL e EXS, terá preços próximos aos atuais (respectivamente, R$ 66.660, R$ 67.340 e R$ 86.750). Os valores exatos serão definidos no início de dezembro, com variação em torno de 1% para cima ou para baixo em relação aos valores atuais.

Quem quiser o modelo Si esqueça. Ele não será mais vendido no mercado brasileiro. No exterior, essa versão esportiva passou a ser equipada com motor 2.4, o que o colocaria numa faixa de tributação mais alta por aqui e tornaria seu preço ainda mais alto.

4) Quais foram as principais mudanças tecnológicas no modelo novo?

Agora chegamos num ponto que será o forte do Novo Civic 2012.  Como dissemos antes a montadora focou nos avanços de performance e na tecnologia, tanto é que 95% do veículo apresenta novidades.

Começamos com o Porta malas que ficou ( pasmem) 100 litros maior. A nona geração acabou com a falta de espaço no porta-malas, que cresceu de 340 para 449 litros. Isso foi possível com o piso rebaixado pela adoção de um estepe fino, para uso temporário.

Todas as novas versões desde a LXS trazem câmera para auxilio à ré, ar-condicionado digital, vidros com comando um-toque que podem ser fechados ou abertos por controle remoto (na chave) e dispositivo do tipo Isofix para prender cadeirinhas infantis.

Entre os recursos eletrônicos está o i-Mid, também de série desde o LXS, que traz relógio e hodômetros parciais com consumo médio. Um botão com a função Economia, também de série, atua no funcionamento do ar-condicionado, na abertura da borboleta de aceleração e nas trocas de marcha, no caso dos automáticos.

O painel é um show a parte e terá tudo funcionando a base de LED. A versão topo de linha EXS vem com teto solar elétrico, navegador com tela de 6,5 polegadas no painel, sistema hands free, que permite o uso do celular por comando de voz e exibe dados do telefone na tela de navegação. O controle de estabilidade do EXS está agora integrado à direção, reduzindo a assistência elétrica e ajudando o motorista a corrigir a trajetória. Até GPS, a montadora não esqueceu…el terá também.

O Civic continua a ser equipado com um motor 1.8 com até 140 cv quando abastecido com etanol, mas recebeu novos pistões com saias saturadas por molibdênio (para redução de atrito com as paredes dos cilindros) e árvores de comando de válvulas ocas para redução de inércia.

Na transmissão automática (opcional para LXS e LXL), o conversor de torque também passou por mudanças para diminuir o escorregamento e tornar as trocas de marcha mais rápidas. Segundo a Honda, houve uma redução de consumo de 2,2% com as alterações feitas.

A visibilidade para frente melhorou nessa geração porque a nova plataforma utiliza colunas “A” mais estreitas. A carroceria 2012 do Civic teve alterações importantes. Sua plataforma conserva as principais dimensões, mas recebeu a aplicação de aço de alta tensão em vários pontos. O comprimento aumentou 3,6 centímetros (passou a 4,525 metros) e a distância entre eixos diminuiu 3 centímetros (2,7 metros).

 

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