Morre Carrol Shelby, o criador de duas das maiores lendas do mercado automobilístico, o Mustang Cobra e o Shelby


ford-mustang-gt-350-carol-shelby em 2010 2 anos antes da morte do piloto
11 de maio de 2012|Sem Comentários
Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

Carrol Shelby ao lado de umas de suas maiores criações , o Modelo GT500

A gente sabe que tudo um dia acaba, mas tem sempre aquela vontade que nunca termine. Esta semana mesmo publicamos que o novo Mustang Shelby GT 500 V8 acabará de ganhar o título de motor V8 mais potente da história.

Mas nem sempre apenas de boas notícias vive o mercado. Após anúncio oficial da empresa Carroll Shelby Internacional a poucas horas, todos estão de luto com morte ( precoce) de Carroll Shelby, uma das figuras mais importantes da indústria e da história recente dos automóveis.

Ele deixa um legado e tanto aos 89 anos no Hospital Baylor, em Dallas (EUA). A causa da morte ainda não foi divulgada. Sabe-se apenas que o empreender e gênio automobilístico faleceu ontem , quinta feira.

Carrol Shelby - um pouco da história das pistas e da paixão por corridas

Um pouco da história do gênio das máquinas de 4 rodas

Carroll Shelby é um ícone pois criou a história de verdadeiras lendas do automóvel não só nos anos 60 e 70 com o Shelby Mustang e o Shelby Cobra. Mas também até hoje dirigia uma empresa que produzia o que há de melhor no cenário de autos estilizados e customizados.

Nascido em 11 de janeiro de 1923, Carroll Shelby foi piloto — ele ganhou a tradicional corrida de Le Mans em 1959, dividindo o Aston Martin DBR1 com Roy Salvadori —, filantropo, empresário criador da marca Shelby e proprietário de uma equipe de corrida. “Ele talvez seja a única pessoa a ter trabalhado em um nível visível nos três principais fabricantes de automóveis americanos”, diz a nota oficial da empresa sobre a morte do piloto .

Carroll Shelby fundou a Carroll Shelby International, com acordos com gigantes da indústria, como Ford Motor Company, Mattel, Sony e Electronic Arts. Sua companhia de automóveis, a Shelby American, tem um negócio próspero de peças, bem como uma linha de muscle cars, incluindo o Shelby GT500 Super Snake, Shelby GT350 e Shelby GTS. A empresa, sediada em Las Vegas, também fabrica séries limitadas do Shelby 289 “street” 1960, 289 FIA, 427 S/C e Daytona Coupe Cobras.

A alguns dias ganho o título de motor V8 mais potente do mundo com o Mustang Shelby GT500 V8 2013. ( foto abaixo)

Ford shelby GT500 v8 2013 o carro com o motor mais potente do mundo foto 5

O mais impressionante da história dele foi o como ele se tornou um mito do segmento.

Em 1959, após se afastar das corridas por motivos de saúde (ele tinha sérios problemas de coração desde a infância), Shelby montou uma escola de alta performance para pilotos e também a Shelby-American Company, preparadora de motores e carros esportivos.

Shelby criou no início dos anos 60 o Ford Cobra, carro de corrida contruído a partir do AC Ace inglês, mas com motor V8 americano ao invés de um obsoleto V6 inglês. Henry Ford II adatou o carro sob a insígnia da Ford com o nome de AC Cobra, nome com o qual o carro foi lançado no mercado americano. Rapidamente o colocou nas pistas para ser um caça-corvette, então o esportivo americano de maior destaque. A estratégia deu certo, lançando à fama o agora preparador Carroll Shelby.

ac-cobra-original 1966 criado por Carrol Shelby

Na Ford, Shelby trabalhou diretamente com Lee Iacocca, ajudando a lançar o Ford GT 40, um carro americano feito para competir nas corridas de Gran-Turismo européias e vencer as dominantes Ferrari. Deu tão certo que a Ford venceu por 4 anos seguidos, de 1966 a 1969. Mais uma vez a mão de Shelby ajudou a levar a Ford à glória.

Pouco antes do fantástico projeto do Ford GT 40, Lee Iacocca ajudou a Ford a criar um verdadeiro ícone americano, um legítimo Muscle Car para marcar o fim da era dos automóveis arrendondados e altos e marcar uma era de carros retilíneos e potentes. Este carro era o Mustang.

Para poder competir, o modelo deveria ter um mínimo de unidades produzidas em série, em 1966 por exemplo foram apenas 2.378 unidades produzidas. Estas versões hoje são raríssimas e cotadas com altos preços. Muitas foram destruídas ao longo dos anos em batidas, capotagens, acidentes, corridas de dragsters e outros infortúnios.

Shelby Daytona Cobra Coupe CSX2601

Os poucos modelos Shelby originais valem entre US$ 150.000 e 500.000, podendo chegar a valores maiores em alguns casos. Shelby fez para si mesmo 4 unidades conversíveis que devem valer milhões atualmente. Algumas estão em museus e coleções altamente restritas.

Depois veio o Mustang GT 500, criado à partir do novo motor V8 da Ford, o 390 (de 6.4 litros), lançado em 1968, já na segunda geração do Mustang. Este foi mais um modelo de Mustang de grande sucesso.

Em fevereiro de 1968, uma versão especial do GT 500 foi lançada, com um motor maior: o V8 428 Cobra Jet (um big block de 7.0 litros!). Esta versão foi chamada de GT 500 KR. KR é a sigla de King of the Road, ou O Rei da Estrada. Em 2008 ela recebe uma nova roupagem e ganha ares de carro “mal”. ( foto abaixo)

mustang_shelby_2008 GT500

Irmão mais novo do Ford Cougar, um carrão da Ford na época, o Mustang foi projetado para ser um carro “pequeno” (para os padrões da época), esportivo e barato, que a classe média americana pudesse comprar em larga escala. O preço do Mustang no lançamento, em 22 de abril de 1964, era de cerca de US$ 2.400, bastante competitivo.

Para ajudar na promoção do seu modelo popular de carro esportivo, a Ford convocou adivinha quem? Sim, o senhor das pistas, Mr. Carroll Shelby!

ford_mustang_shelby_gt_350_2011 e o modelo 1965Shelby desenvolveu primeiramente o Mustang GT 350, uma versão apimentada do Mustang Fastback V8 289 (de 4.7 litros) que competia na Stock Car. A versão GT 350 ganhou um pouco mais de espaço depois, quando o motor V8 foi adaptado para 302 polegadas cúbicas (ou 4.9 litros, o mesmo motor do nosso Maverick V8 GT).

A alguns anos vinha se dedicando a construir modelos ultra rápidos como o Mustang Shelby Super Snake, um carro com ( pasmem ) mais de 800 cv…

A fábrica fundada por Carroll Shelby informa que extraiu colossais 811 cv de potência do bloco 5.4 litros V8 a gasolina. Segundo John Luft, presidente da Shelby American, “é um dos carros mais potentes e importantes já produzidos pela Ford em sua história”.

ford-mustang-shelby-super-snake-2012-salao-nova-york-811-cv

Uma breve retrospectiva comprova a evolução da cavalaria. Quando foi lançado, em 2008, o GT500 Super Snake oferecia 613 cv com opção que elevava a potência a 735 cv. Na versão 2010, o rendimento subiu a 760 cv. E agora, chega ao número imponente de 811 cv.

Mas na versão “normal” Super Snake, o bloco gera os mesmos 760 cv de antes, além de intensos 81,5 kgfm de torque. A transmissão é sempre a manual de seis velocidades. E o pacote superesportivo traz ainda modificações nos conjuntos de suspensão, acabamento interno em couro camurçado (do tipo Alcântara) e enormes rodas de aro 20 com design feito pela própria Shelby.

Em 2010 novamente o Shleby cobra volta as telas da TV como personagem principal do seriado Knight Rider – ou no Brasil Super Máquina ( foto abaixo )

knight-rider_em 2010 e o mustang original da série

Mustang Shelby 500 e logo abaixo o modelo Pontiac FireBird 1982 da série original

Veja mais um pouco sobre a História de Carrel Shelby e das máquinas que ele criou:

Fonte: http://www.muscularmustangs.com

http://en.wikipedia.org/wiki/Carroll_Shelby

http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mustang

http://en.wikipedia.org/wiki/GT40

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Ford_engines

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.