Origem dos nomes das marcas
29 de abril de 2009|Sem Comentários
Ainspiração das fabricantes de automóveis para os nomes de suas marcas era os sobrenomes de seus construtores e familiares, isto é, quase nenhuma. A partir do século XX, entretanto, as fontes começaram a mudar.
No recém-lançado Pílulas de Sabedoria Instantânea da Professora Etelvina (Editora Globo), organizado por Max Gehringer, há um capítulo dedicado ao significado dos nomes das principais fabricantes. Confira:
Mercedes-Benz: o alemão Emil Jellinek deu aos automóveis o nome de sua filha, Mercedes. O nome pegou tão bem que foi adotado mais tarde pela Daimler-Benz.
Chevrolet: o homenageado dessa vez foi o amigo do criador da marca, W.C. Durant. Não era um amigo qualquer, claro, mas o piloto de corridas francês Louis Chevrolet.
Volkswagen: o nome foi escolhido por Ferdinand Porsche, em 1930, e quer dizer “carro do povo”. (Não se pode dizer que o conceito continua, o SUV Touareg, por exemplo, pode chegar a R$ 300 mil).
Fiat: mais simples impossível. Fiat nada mais é do que a sigla da fábrica: Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis Turim).
Hyndai: a inspiração vem da Coreia. Hyeondae significa modernidade.
Mitsubishi : do japonês, três diamantes.
Audi: talvez o mais curioso de todos. Audi é “ouça”, em latim. O sobrenome do fundador da marca, August Horch, tinha o mesmo significado, em alemão.
Toyota: a inspiração ficou dentro de casa, Toyoda, sobrenome do fundador da marca. Acredita-se que “d” virou “t” para facilitar a pronúncia. Já Soichiro Honda manteve a o nome da família intacto.
Jaguar: a fábrica inglesa já se chamou SS Cars. Durante a segunda Guerra, entretanto, decidiu mudar de nome, já que SS era a polícia nazista alemã. A substituição foi inspirada em seu modelo de carro principal.
Mazda: na religião fundada por Zaratustra, Ahura Mazda é um deus antigo, criador e senhor absoluto do universo. Para realizar seus designos, Mazda conta com mais seis espíritos sagrados. Vencer as forças do mal está entre os objetivos do deus.
Volvo: do latim, eu rodo.
Fonte: Yahoo! Autos
