Nissan apresenta o protótipo, ZEOD RC, o carro de corrida elétrico mais veloz do mundo


Nissan Zeod RC o carro elétrico mais rápido do mundo exposto em Lemans
24 de junho de 2013|Sem Comentários

A Nissan, assim como outras montadoras tem feito uma série de tentativas em conceber um carro elétrico que alinhe velocidade e ao mesmo tempo seja o mais ecológico e sustentável possível. Foi assim com o Leaf, que se tornou uma realidade de mercado e as pesquisas continuam.

Desta vez, ela apresentou esta semana ao público o protótipo ZEOD RC (iniciais da sílabas de Zero Emission On Demand Racing Car, que na prática já tem o título de ” O automóvel elétrico de competição mais rápido do mundo”, que promete atingir velocidades superiores a 300 km/h.

Para provar a que veio o modelo ZEOD RC irá participar das 24 Horas de Le Mans em 2014 e poderá tanto funcionar cem por cento elétrico ou com um motor de combustão como extensor de autonomia.

Ainda não se sabe muito sobre o carro de corrida, já que informações finais ainda não foram passadas pela Nissan e até porque o carro ficará em fase de testes nos próximos 12 meses – com diferentes combinações de motorizações -, mas o construtor assegura, no entanto, que este modelo será capaz de atingir velocidades superiores a 300 km/h.

“O programa ZEOD RC foi concebido para desenvolver várias tecnologias e avaliar a forma como podem ser utilizadas num futuro regresso da Nissan à categoria LMP1 das 24 Horas de Le Mans”, disse Andy Palmer, Vice-Presidente Executivo e membro da Comissão Executiva da Nissan Motor Company Limited.

Parte da tecnologia das baterias será herdada do Leaf mas com alterações que permitam trabalhar com maiores índices de potência. Um sistema de travagem regenerativa será implementado para recarregar as baterias.

Para Andy Palmer, “o Nissan ZEOD RC é uma evolução natural do veículo de estrada Nissan LEAF e do protótipo do veículo de competição LEAF RC. As tecnologias desenvolvidas através do programa ZEOD RC vão fazer parte das futuras inovações dos veículos de linha da Nissan”.

Assim esperamos, já que realmente não acredito podermos contar com a continuidade dos combustíveis fósseis por muito tempo. Já é um tremendo avanço que em breve tornará possível a emissão zero real nas cidades.

Aliás em tempos duros de trânsito e protestos os governos mundiais deveriam focar seus esforços em encontrar alternativas que tragam não só para o transporte familiar, mas para o público as soluções de combustíveis renováveis e sustentáveis.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!