Como queimar combustível


29 de abril de 2009|Sem Comentários

Oito lições de como você pode jogar pelo ralo boa parte do seu salário

Para ajudar você a desperdiçar ainda mais, preparamos oito lições que devem ser seguidas no seu dia a dia. Os resultados foram garantidos a partir das medições feitas na pista de testes da TRW, em Limeira, no interior de São Paulo, em um Ford EcoSport 2.0 Flex abastecido com álcool (mas que também poderia receber gasolina, pois as condições relatadas abaixo servem para qualquer tipo de combustível).

Os resultados foram comprovados pelos consultores da FEI, a Fundação Educacional Inaciana, um dos mais prestigiados celeiros de engenheiros do País. O professor Ricardo Bock nos ajudou a definir a metodologia do ensaio e o estudante de engenharia Pedro Luiz Souza Pinto Filho colaborou nas medições de consumo e na preparação do carro.

teste-economia

Resumimos nossa aula de como ser sócio-contribuinte das petrolíferas em apenas oito lições. Mas há outras, como acelerar e frear bruscamente, dirigir esticando as marchas, manter as rodas e suspensão desalinhadas. Também não consideramos alguns fatores que não dependem diretamente da manutenção do carro ou da maneira como se dirige, como morar em cidades com relevo irregular ou rodar em dias muito quentes, quando o ar fica rarefeito e a queima do combustível não se dá por completo.

Enfrentar sistematicamente congestionamentos nos horários de pico também ajuda a esvaziar o tanque e o seu bolso mais rapidamente. Há quem tente amenizar o desperdício – as fábricas de automóveis em conjunto com as de autopeças estão desenvolvendo soluções para reduzir o consumo dos veículos. Uma delas é o sistema que desliga o motor automaticamente quando o carro para por mais de alguns segundos, na espera da abertura do semáforo, por exemplo. O mecanismo, que já vem sendo usado em alguns veículos, como o híbrido Honda Insight, desde o fim do século passado, tende a se popularizar, como acredita a Bosch.

Tudo que você precisa fazer para desperdiçar

1 Colchão de ar

Com as janelas abertas, forma-se um grande colchão de ar no interior do veículo que, além de produzir incômoda turbulência, interfere na aerodinâmica – e, portanto, no consumo. “Acima de 60 km/h, a janela aberta já aumenta o consumo”, diz Roger Guilherme, gerente de aplicações da área de Powertrain da Volkswagen.

2 Armário ambulante

Colete as tralhas de sua casa e deposite no seu carro para aumentar a resistência ao rolamento do veículo. O aumento do consumo é mais sensível no anda-e-para do trânsito, devido à necessidade de vencer a inércia.

3 Prazo de validade

Esqueça as velas e despreze a troca de óleo. Se as velas não estiverem em perfeitas condições, a explosão da mistura ar-combustível será mais fraca. O lubrificante vencido pode ficar mais espesso, dificultando a ação da bomba de óleo – que, em consequência, vai exigir mais do motor.

4 Entupimento

Nunca troque o filtro de ar. “Um carro com o filtro de ar entupido é como um atleta correndo com as narinas tapadas”, diz Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos para automóveis da Ford. O rendimento cai e, para obter o mesmo desempenho, o consumo de energia – no caso, o combustível – aumenta.

5 Pressão baixa

Abaixo da pressão ideal, a área de contato com o solo dos pneus aumenta. “Pneus descalibrados também prejudicam a estabilidade e apresentam desgaste nas bordas”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de vendas da Bridgestone Firestone.

6 Bagagem extra

Ande sempre com bagagem no teto. E lute com a aerodinâmica. Para entender melhor o que isso representa, repare nos aviões durante a aterrissagem. Eles levantam os flaps, dispositivos nas asas, para reduzir a velocidade no ar e em solo. Nos carros, a bagagem no teto fará você acelerar mais para conseguir a mesma velocidade.

7 Ar fresco

Rode sempre com o ar-condicionado ligado, mesmo que seja inverno ou a temperatura interna esteja próxima da externa. E aqui não se trata de desperdício, pois o ar representa grande investimento em conforto e em segurança. Mas o acessório pode aumentar o consumo de combustível do seu carro em até 25%.

8 Tudo ao mesmo tempo

E agora, o gran finale – a hora de torrar dinheiro de verdade -  Rodar com bagageiro no teto, janelas abertas, ar-condicionado ligado, velas sujas, filtro de ar entupido, peso morto no porta-malas e pneus sem pressão.

Fonte: Car and Drive Brasil

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!