Toyota Cupê GT 86 é uma das atrações da marca no Salão de Tóquio 2011
01 de dezembro de 2011|Sem Comentários
Esta semana , dia 03 de Dezembro começa o Salão de Tóquio 2011. A Toyota, que trará o Prius híbrido para o Brasil em 2012, mostra que em termos de valores ele pode passar dos R$ 100 mil pela tributação em vigor, mas a montadora estaria em negociações em nível federal pleiteando reduções e isenções de impostos, o que poderia baixar o valor para algo em torno de R$ 80 mil, mas ainda meio caro para os padrões nacionais.
Um dos destaques que devem ser um dos mais comentados será o cupê GT 86, esportivo compacto com tração traseira. O modelo foi desenvolvido em conjunto com outra montadora japonesa. Utiliza motor com cilindros horizontais com tecnologia Subaru e injeção direta D-4S da Toyota.
O modelo Cupê GT 86, é um pouco mais esportivo do que seu modelo precursor, o FT86, mostrado em 2009, neste mesmo espaço. .Ele terá opção apenas de duas portas e quatro lugares (configuração “2+2”).
O interessante do modelo de 2009 para o atual é que parece que a Toyota optou por se inspirar nas linhas de carros atuais como os de suas primas asiáticas, caso da Hyundai e Kia. A lanterna traseira inclusive mostra até que poderia ser um modelo esportivo do Cerato. O GT 86 é compacto, baixinho e instigante. O modelo mede 4,24 metros de comprimento, por 2,57 m de largura e 1,28 m de altura – medidas similares às do Audi TT, que é um pouco mais largo (1,84 m). A versão mais simples pesa 1.210 kg, enquanto a top, com câmbio automático, tem 20 kg a mais (1.230 kg). As rodas têm aros 16 e 17, na mesma ordem.
Mas de nada adiantaria as formas sem apetite. Por isso, a Toyota caprichou na mecânica do GT 86. O motor 2.0 Boxer a gasolina é aspirado, tem quatro cilindros opostos horizontalmente, injeção direta e produz 200 cv de potência aos 7.000 giros. O bloco ainda despeja um torque pesado de 21 kgfm aos 6.600 rpm e pode ser gerenciado por uma caixa manual ou uma automática (opcional), ambas com seis marchas.
Abaixo uma imagem do modelo FT86 , mostrado em 2009
