Número de pessoas que usam a internet antes de comprar ou trocar um carro pode chegar a 93%


18 de agosto de 2011|Sem Comentários

Carros da Chevrolet são os mais desejados pelos Internautas

Imaginávamos um número grande, acima de 60 a 70%, mas acredito que ninguém chegou a pensar em 93% de usuários compradores ou interessados em troca de carros usando consultas online a classificados e sites do setor de automóveis, antes de realizar um negócio. O ambiente web passou a integrar a cadeia automotiva no Brasil. Pelo menos essa é a conclusão  de uma pesquisa realizada pela empresa Oh! Panel, encomendada pelo site Mercado Livre.

Independente da pesquisa em si, o acesso a informações sobre o mercado automotivo é um dos volumes de consulta que mais cresce no país.

De acordo com o levantamento (feito também com internautas de outros nove países – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela), 93,8% dos internautas brasileiros utilizam a internet para investigar marcas e modelos. 97,7% usam a ferramenta para comparar preços.

Na média, 88,7% dos entrevistados consultam a rede para investigar marcas e modelos e 94,1% para comparar preços. As buscas também são importantes na hora de definir onde comprar. No Brasil, 86% dos entrevistados usam a internet como ferramenta de apoio para pesquisar concessionárias e lojas, enquanto a média na América Latina cai para 67,6%.

Isso representa um poder de definição que faz com que a cada 100 carros vendidos no país, cerca de 86 tiveram sua “vida” escarafunchada, ou seja, tiveram visitas ao site do concessionário local, mesmo que não tenha havido de forma direto um contato antecipado. Ou seja, como o brasileiro adora o “cheiro” de carro, ele primeiro vai a internet e depois se dirije a sua loja de preferência.

Nisso fica uma pergunta: O que farão as mídias impressas, como jornais para atingir o restante do público? Será que elas serão meros coajuvantes na busca pelo cliente? Talvez a resposta esteja num planejamento adequado dos lojistas e quem sabe eles passem a investir mais em blog e sites verticais e menos em mídias convencionais e caras. De repente podem usá-las como reforço de mídia e não como mídia principal.

Entre os brasileiros, a “marca dos sonhos” eleita foi a Chevrolet, ( talvez pelo apelo com a chegada do Camaro) com pouco mais de 11,6% dos votos. Em seguida, aparece a alemã BMW (11,1%) e a Fiat, com 8,7% da preferência do público.

Ainda por meio da pesquisa, foi constatado que o brasileiro compra seu primeiro carro mais cedo. Do total de entrevistados brasileiros ouvidos, 44,4% compraram seu primeiro automóvel até os 21 anos, enquanto a média regional ficou em 35,5%.

Dois em cada três brasileiros entrevistados já tiveram ao menos um automóvel na sua vida. Deste total, 27,1% foram proprietários de somente um carro, 29,4% tiveram dois ou três veículos e 43,5%, quatro ou mais automóveis.

Sugestão para os lojistas e gerentes de lojas: leiam e releiam este post, ele vale ouro. Internauta , faça valer seu esforço, só compre de quem oferece uma condição de informação adequada na internet!

 

 

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.