Novo Ford Ka 2012 já aparece ao vivo e a cores, será que ele tem fôlego para os novos concorrentes?
04 de julho de 2011|2 Comentários
Poucas mudanças. Bom… isso já estava evidente para a internet toda, não.
A Ford não quis se complicar e até para não mexer em valores de entrada do carro, optou pelo famoso facelift realizado a alguns meses no Fiesta ( antigo ).
A alteração é semelhante àquela que ocorreu com o Fiesta há pouco mais de um ano.
O Ka 1.0 tem dois concorrentes importantes com carroceria de duas portas, ambos com preço sugerido mais alto: o Chevrolet Celta parte de R$ 26.350 e o Fiat Uno, R$ 26.650.
Além da nova dianteira, o pequeno Ford recebeu lanternas traseiras com lentes fumê (antes eram vermelhas). Por dentro há novo grafismo no painel de instrumentos. Os propulsores permanecem iguais: o 1.0 produz até 73 cv e o 1.6, até 107 cv (valores obtidos quando abastecidos com etanol). A suspensão traseira ganhou buchas independentes para amortecedores e molas.
A Ford preparou também uma versão diferenciada para o motor 1.6. Batizada Sport, vem com faixas decorativas nas laterais, capô e teto (semelhantes às do Mustang Boss). Traz ainda rodas de 15 polegadas e aerofólio.
Neste último sábado o mercado pode conhecer em definitivo os modelos. As duas principais alterações do carro estão na dianteira e em seu preço inicial, que baixou quase R$ 1.000 na versão 1.0. Ele custa agora R$ 24.500, ante os RS 25.420 sugeridos anteriormente, porque a nova versão básica perdeu as travas elétricas, a abertura remota do porta-malas e o alarme, presentes no carro básico 2011.
O pequeno Ford na prática ganha mais fôlego para concorrer com as versões de duas portas do Chevrolet Celta (R$ 26.350), do Fiat Uno (R$ 26.650), do Renault Clio (R$ 25.050) e do VW Gol (acima dos R$ 26 mil).
O novo Ka teve outras alterações menos chamativas nessa linha 2012. As lanternas traseiras mantiveram o desenho, mas agora têm lentes fumê em vez de vermelhas. O para-choque de trás ganhou um aplique com refletores (olhos de gato). Algumas versões trazem retrovisores externos com repetidores do pisca-pisca.
Por dentro, pouca coisa mudou além dos tecidos e do grafismo do quadro de instrumentos. Agora há um porta-copos entre os bancos e detalhes prateados como as maçanetas, a manopla do câmbio e os contornos das quatro saídas de ar do painel.
Suspensão traseira melhorada
A única alteração mecânica no novo Ka foi feita na suspensão traseira, que recebeu buchas separadas para molas e amortecedores a fim de reduzir ruídos. O câmbio de cinco marchas e os motores flexíveis continuam iguais. O 1.0 produz até 73 cv com álcool e leva o carrinho a 162 km/h. Na cidade, as saídas de semáforo são lentas quando o ar-condicionado está ligado.
Com o propulsor 1.6 de até 107 cv a história muda e o desempenho geral é muito bom. A velocidade máxima é de 181 km/h.
Para a versão 2012, o motor 1.6 está disponível apenas na versão Sport, com preço sugerido de R$ 35.900. Tratado carinhosamente por Baby Mustang durante a fase de criação, o carro vem com faixas decorativas na pintura que imitam aquelas do clássico americano, mais spoiler, saias laterais, aerofólio e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/55.
As combinações de cor possíveis são cinco: pintura laranja, branca ou prata com faixas pretas, pintura preta ou vermelha com listras brancas. Por dentro, o Ka Sport traz bancos com tecidos de duas cores e volante diferenciado na versão sem airbag, entre outras firulas. O efeito final é bem bacana, mas é pouco provável que essa versão alcance 5% das vendas do Ka como a Ford pretente. Historicamente, as versões 1.6 têm participação próxima a 1,5%.
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