Motos com combustíveis limpos e economicamente viáveis
27 de janeiro de 2009|Sem Comentários
Aldo Tizzani Durante o Salão de Detroit, realizado este mês nos Estados Unidos, foi amplamente discutido a fabricação de veículos elétricos e híbridos. Bons exemplos já surgem como, o GM Volt, a nova geração do Toyota Prius, além de vários modelos de scooters elétricos e híbridos. Segundo pesquisa da consultoria J.D.Power, 62% dos consumidores norte-americanos já estudam a possibilidade de comprar um modelo híbrido. Seguindo esta mesma linha de raciocínio, a indústria das duas rodas irá apresentar muitas novidades nos próximos anos. A Honda anunciou que já está desenvolvendo um veículo elétrico, que deve chegar ao mercado em 2010. Para o presidente e CEO da marca nipônica, Takeo Fukui, durante os próximos 100 anos da indústria automotiva, a montadora irá reforçar ainda mais a sua capacidade de continuar no avanço das tecnologias ambientais e aplicá-los em seus produtos. A marca nipônica já fez outras experiências ecologicamente corretas. Em 2004, a Honda apresentou dois modelos-conceito de scooters: o Numo, um híbrido de 50 cm³, e o FCMC que é movido pelo sistema de célula a combustível. A proposta é clara: redução de emissões, excepcional economia de combustível e amplo espaço de armazenamento. Célula de combustível ou híbrido
Já o projeto FCMC da montadora japonesa foi produzido sobre a plataforma de um scooter de 125 cm³ com adaptação especial para receber a célula de combustível. O veículo utiliza um sistema que armazena hidrogênio, sua única fonte de energia, em um ultracapacitador sob alta pressão.
Em 2007, a Yamaha levou ao Salão Duas Rodas o FC-me. A motoneta com zero de emissão de ruído e poluentes utiliza a tecnologia denominada de DMFC (Direct Methanol Fuel Cell). O protótipo pesa 69 quilos e tem uma potência máxima de 0.95 kW a 1.830 rpm. Com relação à força, o torque do veículo “limpo” chega próximo ao de um scooter de 115 cm³. Detalhe: a Yamaha foi a primeira marca instalada no Brasil a produzir motocicletas com injeção eletrônica de combustível no país. Apresentado na 66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo — EICMA 2008, o scooter Piaggio MP3 Hybrid também está equipado com dois motores: um à combustão e outro elétrico. O protótipo incorporou um tipo de propulsão na qual os dois motores interagem por via eletrônica e mecânica, capazes de fornecer energia ao mesmo tempo para a roda. O motor elétrico auxilia o motor à combustão, otimizando o desempenho, oferecendo aceleração mais eficiente ao longo dos primeiros metros.
Elétrica ou a gás
Nesta mesma linha de pensamento, a KTM apresentou seu protótipo, batizado de “Zero Emission Motorcycle”. Com 90 quilos, a moto segue praticamente o mesmo padrão visual dos modelos de enduro/cross. Só falta o escapamento. Outro projeto interessante é o da israelense Energtek. A empresa colocou nas ruas de Manila, nas Filipinas, a primeira motocicleta movida a gás. Para solucionar o problema do tamanho do tanque de combustível, a empresa desenvolveu uma tecnologia conhecida como adsorção, que permite armazenar o gás em um material microporoso especial. Pensando no futuro A AME Amazonas Motocicletas Especiais, em parceria com a Delphi Automotive Systems do Brasil, está em processo final de desenvolvimento da primeira motocicleta bicombustível do país. Batizada de AME 300 GA, a custom ganhou sistema de injeção de combustível, capaz de funcionar com álcool, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção. O modelo flex de 300 cm³ e 22 cv deve chegar ao consumidor ainda neste primeiro semestre.
Vislumbrando um futuro promissor e também para suprir parte de suas necessidades energéticas, a Energia Z, empresa que fica no ABC Paulista, trabalhou na geração de energia elétrica 100% limpa. Os painéis fotovoltaicos fabricados pela própria empresa geraram em quatro meses 10 Megawatts, energia suficiente para abastecer 12 residências. Como parte de sua estrutura para a geração de energia elétrica fotovoltaica, a Energia Z mantém também em pleno funcionamento um Eletroposto público, instalado em frente à sua sede para atender necessidades próprias assim como de proprietários de veículos elétricos que necessitem recarregar suas baterias. Detalhe: a empresa comercializa no país os scooters elétricos da marca Motor Z. |
Fonte: Agência Infomoto |