Lançamento do Novo Ford Focus

Postado em » O que tem de Novo?

24 de outubro de 2008|1 Comentário

▪ Projeto atraente com o conceito Kinetic Design, interior espaçoso, refinado, e com excelente desempenho e dirigibilidade

▪ Aplicação de avançadas tecnologias para dar maior prazer ao dirigir e conforto e uma plataforma global compartilhada com o Volvo C30 e o Mazda 3

▪ Modelos Sedan (4 portas) e Hatch (5 portas), disponíveis nas versões GLX e GHIA, com três anos de garantia

▪ Motor Duratec 2.0 L a gasolina, de 145 cv, com câmbio manual de 5 velocidades ou a nova transmissão automática seqüencial de 4 velocidades

 O Novo Ford Focus, que traz ao Brasil a mais atual tendência mundial de design e tecnologia, é a terceira geração de um ícone da indústria automobilística. Um carro novo em todos os sentidos, criado a partir de um DNA forte, que oferece a mais completa linha de carros médios, com modelos de 4 e 5 portas e a melhor proposta de compra no segmento.

O lançamento do Novo Ford Focus na América do Sul, simultaneamente à Europa, é um marco na indústria automobilística brasileira. O seu projeto reflete a integração da Engenharia local às tecnologias globais da Ford, com o compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de um produto superior em design, dirigibilidade e qualidade.

Projetado sobre uma nova plataforma global, oferece grande aproveitamento de espaço interno e muito conforto. O Novo Ford Focus recebeu uma carroceria moderna que prima pela sofisticação no modelo Sedan e pela esportividade no Hatch.

Seu design é arrojado, sem perder a funcionalidade. Desenvolvido sob o novo conceito Kinetic Design da Ford, presente nos mais modernos automóveis da marca, o Novo Ford Focus tem presença marcante sob qualquer ângulo de visão. O exterior se destaca pelo porte, beleza e linhas arrojadas. O interior possui excelente ergonomia e altíssimo padrão de qualidade nos seus materiais, garantindo um refinamento superior na categoria.

As tecnologias de última geração presentes no Novo Ford Focus são voltadas para o conforto, a segurança e a qualidade de condução. Ele introduz no segmento o Ford Power – partida sem chave; ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para o motorista e o passageiro; computador de bordo com múltiplas funções; sensor de estacionamento traseiro; sistema de som Sony com MP3, entrada auxiliar, USB, conexão para iPod e Bluetooth. Conta ainda com o novo comando de voz para telefone, rádio e ar-condicionado.

O Painel, com uma tela LCD no centro – que – como sempre – não deve estar disponível na versão brasileira.

Detalhe da bela roda de liga do modelo.

Detalhe do painel

Na parte de segurança, o Novo Ford Focus traz de série freios ABS equipados com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC); um sistema de luzes de alerta em frenagens com alta desaceleração; faróis halógenos de grande poder de iluminação; e espelhos retrovisores externos com dupla curvatura, aquecidos e com piscas integrados, que evitam o embaçamento e reduzem os pontos cegos.

A dirigibilidade do Novo Ford Focus é aprimorada pelo sistema de direção com assistência eletro-hidráulica, que conta com três opções de condução (Normal, Conforto e Esporte); pela suspensão dianteira e traseira independentes, com buchas hidráulicas; e pela transmissão automática seqüencial de 4 velocidades, que permite operar no modo automático ou no modo manual seqüencial.

Além dessas novidades, o Novo Ford Focus oferece uma ampla oferta de equipamentos, como teto solar elétrico, piloto automático, abertura elétrica do porta-malas e da tampa de combustível, console dianteiro com descansa-braço integrado, coluna de direção ajustável e bancos em couro.

“É um veículo completo, que coloca o Ford Focus novamente à frente do seu segmento”, explica Marcos de Oliveira, Presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Qualidade dinâmica

O prazer de dirigir e de viajar no Novo Ford Focus é resultado do apuro de sua qualidade dinâmica, que a Engenharia da Ford desenvolveu com base em fatores objetivos e subjetivos. O alto nível de silêncio interno é um dos atributos que contribuem para essa percepção. A precisão de montagem e a utilização de materiais nobres são outros cuidados que eliminam pontos de vibração e aspereza. O trabalho acústico feito em todo o veículo resulta no melhor nível de silêncio interno da categoria.

O desenvolvimento do conjunto mecânico dá ao Novo Ford Focus a melhor qualidade de condução entre os carros médios. O casamento motor–transmissão, tanto no modelo automático como no manual, é um diferencial importante. A transmissão automática seqüencial Ford é a grande novidade. Ela permite tanto trocas automáticas como manuais, unindo o conforto e a esportividade dos dois sistemas.

A dirigibilidade do Novo Ford Focus é altamente eficiente com a utilização da nova geração do potente e econômico motor Duratec HE 2.0 L, com uma potência de 145 cv tanto na versão com transmissão manual como na automática. Esse propulsor recebeu avanços que incluem pistões revestidos de teflon, calibração de componentes e atendimento à norma de emissões Conama L-5, que entra em vigor em 2009. Além disso, oferece os melhores resultados em economia de combustível.

Essa característica de carro bom de dirigir é reforçada por outros desenvolvimentos de engenharia. A direção com assistência eletro-hidráulica possibilita três opções de regulagem e esforço progressivo de acordo com a velocidade. A suspensão, independente também na traseira, aliada a um novo sistema de isolação do chassi, é dimensionada para oferecer o melhor compromisso entre conforto e estabilidade.

A eficiência do sistema de freios do Novo Ford Focus é superior à dos concorrentes nas comparações de distância de frenagem e estabilidade. Um dos responsáveis por isso é a utilização, inédita no segmento, da nova geração de freios ABS, que além da distribuição eletrônica de frenagem incorpora o controle de frenagem em curvas.

Conforto a bordo

O Novo Ford Focus oferece o melhor conforto de sua categoria. Por ser mais largo que os competidores, suas dimensões internas proporcionam um excelente espaço para as pernas, joelhos, ombros e cabeça dos ocupantes, tanto no compartimento dianteiro como traseiro.

O moderno painel de instrumentos do Novo Ford Focus oferece requinte e harmonia em todos detalhes. O console central integrado ao painel possui descansa-braços deslizante com porta-objetos com capacidade para 4 litros. A excelente ergonomia permite um fácil acesso a todos os comandos.

O contraste de cores em duas tonalidades — área superior preta e inferior em cinza — proporciona um ambiente mais amplo, sofisticado e refinado. O conforto dos bancos é reforçado pelo tecido nobre de revestimento na versão GLX e couro na Ghia.

Kinetic Design

O Novo Focus Sedan, de quatro portas, incorpora o novo conceito Kinetic Design da Ford, que expressa “energia em movimento”. Essa linguagem foi aplicada para o desenvolvimento de uma carroceria totalmente nova, que impressiona pelas linhas elegantes e modernas. Todas as partes do veículo se ajustam em perfeita harmonia. A aplicação de detalhes cromados em pontos específicos conferem um ar de sofisticação ao veículo.

O design dianteiro, comum aos modelos Sedan e Hatch, é acentuado pelo pára-brisa avançado e capô em formato de cunha, curto e com superfície lisa. A coluna dianteira em ângulo inclinado dá dinamismo e fluidez de design e proporciona percepção de mais espaço interno. A grade inferior em formato trapezoidal é marcante e de forte impacto visual. Os faróis halógenos são elegantes, eficientes e de design detalhado, rico e fluido.

O perfil ousado da lateral é marcado por linha de caráter dinâmica, harmonizando a dianteira à traseira. Suas linhas são limpas e definidas, sem interferência de frisos e molduras, com perfis das caixas de rodas marcantes e espelhos retrovisores amplos, com piscas integrados.

A traseira do Novo Ford Focus Sedan tem estilo contemporâneo e elegante. As lanternas traseiras triangulares transmitem robustez e modernidade. A criação de seu design levou em conta também a funcionalidade. O porte alto da tampa traseira permitiu oferecer um dos maiores porta-malas da categoria, atributo fundamental num modelo sedan. Com volume de 526 litros, o maior da categoria, permite excelente acomodação da bagagem, além do fechamento da tampa por sistema pantográfico, sem alças ou travessas internas.

O Novo Ford Focus Hatch é o mais atual da categoria. Suas linhas aerodinâmicas enfatizam a esportividade. O seu design destaca-se pelas linhas “atléticas” e modernas. Sua traseira tem um perfil fortemente inclinado, rápido, com teto descendente. A aplicação de um aerofólio superior, integrado à carroceria e pintado na cor do veículo, acentua seu caráter esportivo, além das lanternas, com lentes translúcidas e de grande visibilidade.

Versões completas

O Novo Ford Focus 2009 chega ao mercado com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, a partir de outubro nos dois modelos (Sedan e Hatch), com motor Duratec HE 2.0 L a gasolina, de 145 cv, e as opções de transmissão manual ou automática seqüencial.

Ele está disponível em duas versões, GLX e GHIA, todas com ar-condicionado, air bag, freios ABS com EBD e CBC, direção elétro-hidráulica, trava e vidros elétricos nas 4 portas, computador de bordo e CD Player MP3 Sony com entrada auxiliar, todos de série.

A versão GHIA, entre outros itens, é equipada com bancos de couro, teto solar elétrico, Ford Power – partida sem chave, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, sensor de estacionamento traseiro, controles do rádio na coluna de direção e piloto automático no volante, conexão para Bluetooth, USB e Ipod e sistema de comando de voz para rádio, ar-condicionado e celular.

O Novo Ford Focus tem preço a partir de R$ 59.690, no modelo Sedan, e a partir de R$ 58.190 no modelo Hatch.

Marco mundial

Desde sua primeira versão, em 1998, o Focus já vendeu mais de 5 milhões de unidades. Sua influência no mundo automotivo é significativa. No Brasil, o Focus chegou no ano 2000 e até hoje mantém-se em posição de destaque frente aos seus concorrentes.

“Quando o Focus foi lançado, representou um grande passo para a Ford em termos de design e desejo de compra, mudando a percepção da marca para muitos consumidores. Agora, ele dá um novo salto, com atributos que o colocam no topo dos automóveis de sua classe. O Novo Ford Focus oferece design, conforto, dirigibilidade e tecnologia, principais desejos dos clientes do segmento de carros médios”, diz Marcos de Oliveira.

O Novo Ford Focus foi projetado na Europa, adequado para América do Sul e produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina. O conceito inovador do veículo inclui também uma base global de fornecedores. O mesmo veículo é produzido na Espanha, Alemanha, Rússia, China, Vietnã, Filipinas, Taiwan e África do Sul.

Fonte: Ford

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.