GM Assina acordo para vender a marca Saab para a Sueca Koenigsegg


18 de agosto de 2009|Sem Comentários

Koenigsegg-CCX-001
A GM anunciou nesta terça-feira que assinou acordo para vender sua marca Saab à montadora sueca Koenigsegg. Segundo o Ministério de Empresas da Suécia, no entanto, o negócio ainda precisa de mais capital e da aprovação da Comissão Europeia para ser concluído.

O acordo entre a GM e a Koenigsegg, fabricante de alguns dos carros esportivos mais rápidos e caros do mundo, havia sido anunciado em junho, inclusive por nós do Contagiros ( veja a matéria de 11 de junho no link).

Não foi revelado o valor da operação.

Segundo a montadora americana, o negócio depende de um financiamento do Banco Europeu de Investimentos, que será garantido pelo governo da Suécia.

O presidente da GM na Europa, Carl-Peter Forster, disse que espera que o negócio seja concluído em alguns meses, mas Joran Hagglund, do Ministério de Empresas da Suécia, destacou que há outras condições para o sucesso da aquisição.  “O Grupo Koenigsegg deve colocar mais capital e negociar os empréstimos com o Banco Europeu de Investimentos. Além disso, deve concordar com o Escritório Nacional de Dívida da Suécia sobre as condições para as garantias estatais do crédito. Para isso, é necessária uma aprovação da Comissão Europeia” disse Hagglund, sem revelar o valor necessário de capital.

O Banco Europeu de Investimento prometeu emprestar 16 bilhões de euros (US$ 21 bilhões) à indústria automotiva europeia para o desenvolvimento de soluções ecológicas e investimento em produção. A expectativa é que o pedido de financiamento para a compra da Saab seja feito em setembro.

A GM informou que vai continuar compartilhando tecnologia e serviços com a Saab durante “um período definido” e que a Saab deve lançar em breve novos modelos desenvolvidos em parceria com a GM.

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.