Em breve um carro elétrico no Brasil


14 de janeiro de 2009|Sem Comentários

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Ele custa R$ 75.075, segundo a ElecTrip, a primeira empresa que irá vendê-lo no Brasil. Isso porque ele é o modelo mais equipado, o Deluxe. Pela versão Standard, o valor será R$ 56.385. Bem mais em conta, mas ainda um valor que pode assustar. Especialmente se o carro tiver só 2,64 m de comprimento e não for lá muito conhecido do consumido.

Sua carroceria é feita de plástico flexível, semelhante ao usado nos paralamas de veículos como os Renault Scénic e Clio. Isso pode ser interessante em batidas a baixa velocidade, evitando danos ao carrinho. A estrutura, em todo caso, é de aço, com algumas peças reforçadas com fibra de vidro. As portas têm barras laterais de proteção, importantes em um veículo de apenas 1,32 m de largura.

O acesso ao interior, para pessoas altas, tem de ser feito com cuidado. Já lá dentro, o banco alto coloca a cabeça muito perto do teto. Não dá para o banco ser mais baixo porque ele está instalado exatamente sobre o pacote de oito baterias de 6V do REVAi.

Diante dos olhos, um painel bastante simples, também feito de plástico. A parte superior do painel, estrutural, é de fibra de vidro, menos sujeita a danos causados pelo sol forte que vai incidir ali.

Do lado esquerdo fica o “câmbio” do REVAi. Câmbio, aliás, é modo de dizer. O carro não tem câmbio, não tem embreagem, nada disso. Melhor é chamar o dispositivo de seletor, como o de uma máquina de lavar. Ali estão as posições R (ré), N (neutro), F (frente) e B (boost, para situações em que mais potência é necessária).

Logo ao lado do seletor está o painel de instrumentos. Com velocímetro, hodômetro, luzes-espia e indicadoras do seletor e o medidor do nível de carga das baterias. Há três estágios: vermelho, quando o carro não tem praticamente nada de energia, amarelo, que indica a necessidade de recarga, e verde.

As baterias de chumbo/ácido, semelhantes às de carros comuns, devem ser carregadas sempre dentro da faixa verde. O ideal, aliás, é que toda carga seja completa, partindo do nível mais baixo do estágio até o mais alto. Não se recomenda entrar no amarelo nem recarregar enquanto a faixa verde não tiver chegado ao fim, sob pena de a bateria ficar com “memória”, viciada, como também se costuma dizer.

Baterias mais modernas, de íons de lítio, já estão sendo usadas no REVAi vendido na Europa e chegam ao Brasil a partir de meados do ano em razão do tempo de importação. Modelos equipados com as baterias de chumbo/ácido podem ser equipados com as baterias mais modernas. E mais caras.

As vantagens, em todo caso, são grandes. A autonomia das baterias de íons de lítio é 50% maior que a das de chumbo. São 120 km contra 80 km. As baterias de íons de lítio também não sofrem tanto de “memória” e oferecem menos riscos ao ambiente.

Nos comandos-satélite do volante, em razão da mão inglesa que há na Índia, o acionamento dos faróis fica do lado direito e o do limpador, do esquerdo. Leva algum tempo para pegar costume com estes modos indianos.

No centro do console há o comando do ar-condicionado e do desembaçador traseiro, além da saída de 12V para recarregar celulares e outros aparelhos eletrônicos. As saídas de ar, pequenas, não ventilam tanto quanto deveriam.

Logo abaixo destes comandos fica o rádio. A ergonomia do carrinho não merecia as críticas, mesmo quando há um outro passageiro no banco ao lado. Apesar de estreito, o REVAi acomoda bem.

Atrás, só há espaço para crianças, mesmo. Tentamos ocupar os bancos de trás e não há espaço para os pés. A cabeça também ficaria colada ao vidro traseiro. Em suma, atrás, só a petizada ou alguma bagagem. Não muita. O banco traseiro pode ser rebatido e há cintos de três pontos para os dois eventuais pequenos ocupantes.

Na dianteira, o que seria espaço para bagagem acomoda o estepe do REVAi e o aparelho de ar-condicionado. Sob o capô, de plástico, uma proteção acústica tenta abafar o funcionamento barulhento do aparelho. Aliás, o ar-condicionado é a única coisa que faz barulho no REVAi.

FICHA TÉCNICA – REVAi Deluxe

MOTOR Motor elétrico de indução trifásico, AC, longitudinal central traseiro
POTÊNCIA Pico de 13 kW (18 cv)
TORQUE 52 Nm a qualquer rotação
TRAÇÃO Traseira
RODAS De liga-leve, em aro 13”
PNEUS 145/70 R13
COMPRIMENTO 2,64 m
ALTURA 1,51 m
LARGURA 1,32 m
ENTREEIXOS 1,71 m
PORTA-MALAS Não informado
PESO (em ordem de marcha) 700 kg
BATERIAS 48V (oito baterias de 6V), 200 Amp/h, de chumbo/ácido
SUSPENSÕES Independentes nas quatro rodas
FREIOS Discos na dianteira e tambores na traseira
CORES Preto, branco, vermelho, amarelo, cinza e azul

Fonte: Webmotors

 

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