Bentley chega ao Brasil ainda em 2009?


07 de junho de 2009|Sem Comentários
Frente do Continental Supersports

Frente do Continental Supersports

Os carros são irretocáveis do ponto de vista do nível de detalhamento e ostentação, mas será que o Brasil está preparado realmente para a chegada da marca? Sinceramente acho que poucos que nos lêem neste momento poderão ter a sensação de dirigir um. Se alguém se habilitar pode mandar uma foto que prove que dirige um em terras brazucas… ok?

Em recente notícia publicada no site do webmotors dá conta que realmente a marca vêm para as terras de Vera Cruz. O texto é do jornalista Gustavo Henrique Ruffo.

 Especulações sobre a vinda da Bentley ao Brasil andam acontecendo há um bom tempo, pelo menos desde o ano passado. Com a apresentação do Continental Supersports, primeiro veículo flex da tradicional marca britânica, os rumores só fizeram aumentar.  Depois de anos de espera, ela chega ao Brasil no último trimestre de 2009.

Tudo começou com o Bentley Continental Flying Spur, sedã que terá no Brasil um preço estimado de R$ 1,9 milhão, rodando com placas verdes e um belo adesivo branco cada porta dianteira. Em letras pretas, ele dizia “Veículo em teste”, decerto uma precaução dos motoristas para não serem abordados por bandidos. Até foram feitas fotos do carro, mas não puderam se divulgadas para não denunciar o local por onde o veículo transitava. Com as evidências na mão, a euqipe  entrou em contato com a Bentley, no Reino Unido, questionando quando seria divulgado oficialmente o nome do distribuidor no Brasil.

No ano passado, os empresários mais cotados para representar a marca por aqui eram Sérgio Habib, ex-presidente da Citroën e importador da Jaguar, Francisco Longo, que já era o representante oficial da Ferrari e, este ano, ganhou também a representação da Lamborghini, a família Senna, que teve fortes laços com a Volkswagen por conta do período em que representou a Audi no Brasil, e Natalino Bertin Junior, da Platinuss, atual representante oficial da Pagani Automobili na América do Sul.

Bertin disputou com Longo a representação da Lamborghini e tinha interesse em trazer também os Bugatti ao Brasil. Como os Bugatti são vendidos em revendas da Bentley, a representação de uma marca está integralmente ligada à da outra.

A assessoria de imprensa da Bentley confirmou daí, que a marca britânica abrirá sua primeira revenda no quarto trimestre de 2009 no Brasil (Q4 2009). “Isso é consistente tanto com nosso plano de expansão de mercado quanto com nossa estratégia de utilizar biocombustíveis”. A presença da marca no Brasil, portanto, também a auxiliará a se habituar ao nosso já conhecido etanol. Quanto ao representante oficial, a marca disse apenas que o divulgará em seu devido tempo, quando ele for definido. Segundo nossas fontes, a decisão já teria sido tomada, mas a identidade do representante ainda não é conhecida.

Modelos

A declaração oficial também nos dá outro modelo para esperar, além do Continental Flying Spur que foi flagrado: o Continental Supersports, que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 s e de atingir a velocidade máxima de 329 km/h.

Mais leve (110 kg) que o Bentley mais rápido até então, o o Continental GT Speed, o Supersports é também mais potente. Seu motor W12 de 6 litros pode gerar até 800 Nm de torque e 630 cv a 6.000 rpm com etanol.

Com apenas dois lugares, o supercupê, segundo a marca britânica, é capaz de gerar até 70% menos dióxido de carbono do poço às rodas, ou seja, da extração do combustível ao consumo. É a primeira medida do tipo a que temos acesso. No Brasil, não se fala dos benefícios ambientais que o etanol gera, apenas na economia financeira que ele pode proporcionar, especialmente nos locais mais próximos das áreas produtoras.

Além de bastante esportivo, o Supersports também continua luxuoso, como convém a qualquer veículo da marca. O revestimento interno do carro é todo em Alcântara, as rodas são de aro 20”, com pneus 275/35 ZR20, o câmbio automático ZF 6HP26 “QuickShift”, de seis velocidades, faz trocas em metade do tempo e pode reduzir duas marchas de uma vez e o carro tem tração nas quatro rodas, com a maior parte de sua força (60%) voltada às rodas traseiras. A apresentação oficial do carro deve acontecer em Frankfurt.

No que se refere ao Flying Spur, o sedã de 2.440 kg tem 5,29 m de comprimento, 3,07 m de entreeixos, 1,98 m de largura e 1,48 m de altura. Com um motor W12 de 6 litros, ele tem 560 cv a 6.100 rpm e 650 Nm de 1.600 rpm a 6.100 rpm. Curva de torque? Nunca vimos uma que fosse tão reta quanto essa, o que indica acelerações vigorosas em praticamente qualquer rotação. A tração é integral permanente. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e atinge a máxima de 312 km/h.

É possível que estes sejam apenas os dois primeiros modelos da marca no país. Como ela deve trabalhar com vendas sob encomenda, toda a linha deve estar disponível, inclusive o Bugatti Veyron ( este inclusive com várias matéria publicadas no blog contagiros ) para aqueles que quiserem o carro mais caro já fabricado na história.

A inauguração da concessionária será em dezembro, no endereço mais tradicional do país para automóveis de luxo: a av. Europa, em São Paulo. 

Quem quiser ver um pouco mais do veículo que vai chegar clique no link abaixo ou veja fotos da série Continental no álbum.

http://www.bentleymotors.com/models/continental_series/continental_supersports/introduction/default.aspx

Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.