A História do Ford Roadster V8 1932 dos assaltantes Bonnie and Clyde
16 de junho de 2010|Sem Comentários
Naquelas navegações mirabolantes que normalmente fazemos achei um site bem pitoresco e interessante sobre Carros antigos – Bem antigos. Na verdade o site pertence a um velho conhecido, o Júnior Vieira que no último encontro de carros antigos em Campinas – SP que aconteceu no último domingo de Maio, estava com um modelo para lá de especial - Ford Roadster 1932 V8.
Já o tinha visto também no Encontro Paulista de Carros antigos e resolvi pedir a ele um pouco da ficha histórica do modelo que vocês podem conferir logo abaixo.
Em 9 de março de 1932 o modelo que citamos saía da fábrica da Ford. Um autêntico Ford Roadster V8.
Hoje com apenas 78 anos de idade, mas com muita saúde, andando pelas nossas estradas e participando de vários encontros.
Nos EUA ele é popularmente conhecido como “Deuce”, uma gíria usada para referir ao cupê da Ford 1932 e emergiu como favorito para os americanos.
Foram produzidos somente 12.597 para este modelo Roadster – e os preços variavam entre U$460,00 a U$650,00.
Henry Ford esperava com sua criação ter um V8 mais simples e fácil de produzir, com bloco e cabeçotes em corpo único e válvulas laterais, montadas dentro do “V” entre os cilindros.
Conhecido como Fhathead (cabeçote plano) por ter válvulas laterais com comando no bloco e 65 cv a 3.400 rpm, com grades consideradas até hoje uma das obras-primas do estilo automobilístico.
A Ford havia então projetado um automóvel novo, dentro do qual iria o mesmo motor 4L do modelo anterior, o Ford A, com algumas melhorias. A este modelo resolveram chamar de Ford Model B. Mas eles tinham um segredo, saído das pranchetas e mentes mais brilhantes de seu tempo, um motor com oito cilindros em vê, que poderia pela primeira vez na história ser produzido aos milhares; não, aos milhões! Essa novidade merecia um registro particular, e por isso eles decidiram que o automóvel Ford fabricado em 1932 que recebesse o motor de cabeça chata com oito cilindros em vê, seria chamado de Ford Model 18, uma homenagem ao primeiro V8. Pela primeira vez em sua história, a Ford Motor Company tinha dois automóveis para oferecer ao mercado, e não apenas um.
As carocerias disponíveis para este ano de 1932 somavam 14 tipos diferentes. Eles vinham em roadsters, coupês, sport coupês, tudors e fordor sedans, cabriolet e o phaeton. Entre todas estas, duas tiveram destaque. Uma era a carroceria “5 Window”, com duas portas com janelas, mais janelas laterias e uma vigia traseira; e a agora muito rara “3 Window” Deluxe Coupê, com portas suicidas.
Curiosidade sobre o modelo:
Os assaltantes Bonni e Clyde agradecem a Henry Ford pelo carro.Em abril de 1934, um mês antes de ser morto pela polícia americana dos Estados do Texas e Louisiana, o assaltante a bancos Clyde Chestnut Barrow (e sua parceira Bonnie Parker) escreveu esta carta de próprio punho a Henry Ford, elogiando o motor V8 da empresa, o qual, para ele, era “magnífico”.
Clyde dizia que sempre dirigiu carros da Ford na época e que, apesar de suas atividades não terem sido estritamente legais, aquele V8 de 1932 era o carro perfeito para fugir da polícia.A carta, escrita há 78 anos, está no Museu Henry Ford, em Dearborn, Michigan.
E para nosso orgulho um destes modelos repousa no Estado de São Paulo, totalmente restaurado e com um motor de fazer inveja aos novos motores Bi combustíveis, já que basta girar a chave e acelerar que ele pega na primeira.
Fonte: Bem Antigos – Carros antigos e regularização de documentos de autos antigos
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