Suzuki já definiu local de sua fábrica no Brasil, será em Itumbiara


20 de abril de 2011|Sem Comentários

A Suzuki confirmou esta semana que fará com que o  polo automotivo goiano ganhe um reforço importante. A direção da Suzuki Brasil bateu o martelo com o governo municipal de Itumbiara, GO, para implantação de uma fábrica que estará pronta em 2013. Será a primeira instalação do gênero da marca fora do Japão.

A notícia não foi confirmada pela Suzuki no País, que deverá fazer o anúncio até o início de maio. As informações, no entanto, já vinham sendo reunidas pela imprensa regional. O sinal verde chegou nesta terça-feira, 19, por meio de Pedro Alves de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, em entrevista ao repórter Rubens Santos, do Estadão. “O protocolo foi assinado”, disse ele.

Goiás já possui as fábricas da Mitsubishi, em Catalão, e da Hyundai Caoa, em Anápolis. Com a chegada do novo player o estado deve atrair também outros investimentos.

Para os jornais de Goiás, o que teria pesado na decisão da Suzuki foram as condições proporcionadas pela prefeitura de Itumbiara, mais atrativas que as oferecidas por Catalão. Para muitos, o caminho natural teria sido a construção da nova unidade ao lado da fábrica da Mitsubishi, já que as duas marcas apontam para o mesmo representante no Brasil, o grupo Souza Ramos. As duas operações compartilham a mesma infraestrutura logística.

Segundo o jornalista do Estadão, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), afirmou na semana passada que a decisão da companhia seria baseada em um “ponto de vista técnico, e não político”. O estado de Goiás ofereceu a área para construção da linha de montagem, mais investimentos em infraestrutura e R$ 2,1 bilhões em financiamento de incentivos fiscais — que já foram liberados pelo presidente Álvaro Fonseca, da Goiás Fomento, para a SBV Automotores, que representa a Suzuki e a Mitsubishi no País.

A Suzuki comercializa no Brasil o Grand Vitara, o jipinho Jimny e o SX4. O Jimny, já comercializado no Brasil na primeira fase da marca no País, nos anos 90, deve ser o primeiro veículo a ser produzido em Itumbiara, inicialmente a partir de componentes importados do Japão. O modelo tem tração 4×4 e motor 1.3 de 85 cavalos. Segundo o fabricante, já foram comercializadas 2,4 milhões de unidades, em 188 países.

A Suzuki encerrou as operações no Brasil em 2003, regressando em 2008 por meio do Grupo Souza Ramos, representante da Mitsubishi na região.

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.