Destaques do stand da Volkswagen revelam o sonho dos proprietários de uma saveiro, o modelo rocket


28 de outubro de 2010|Sem Comentários

Saveiro Rocket, modelo ousado, mas que pode não ser fabricado e sim servir de inspiração para a marca

A Volkswagen trouxe para seu estande no Salão do Automóvel 2010, uma atração principal, a  Saveiro Rocket, versão conceitual da picape derivada do Gol que assume o rótulo de cupê (para desespero dos puristas): por meio de um arco, o teto se une ao santantonio e estende o espaço da cabine em direção à caçamba, que é fechada e conta com prolongamentos que lembram propulsores. O desenho faz alusão aos modelos cupê europeus e tenta cativar ainda mais o público jovem e que tende a dividir o espaço de mercado com a Nova Strada e Nova Montana que foi recém lançada pela GM.

O nome, aliás, é bastante apropriado (“rocket” é foguete na língua inglesa): com pintura esportiva, rodas aro 18, apêndices aerodinâmicos emprestados da linha Cross, suspensão rebaixada (36 mm na dianteira e 60 mm na traseira em relação à picape original) e abuso dos faróis de LEDs, a Saveiro Rocket conta com motor 1.4 turbo movido a gasolina pura (E0) capaz de gerar 122 cavalos de potência às 5.000 rpm e torque generoso de 20,4 kgfm a breves 1.400 giros. Gerenciado pelo câmbio de cinco marchas do Golf GTI, o protótipo alcança 200 km/h de velocidade máxima. Para segurar o bólido, discos de freios com 312×25 mm na dianteira e 256×22mm na traseira, equipados com ABS e EBD.

Por dentro, bancos do tipo concha e equipamento para deixar muito veículo de luxo para trás: há som premium, equipamento de navegação e airbags.

Claro, há pouca chance de se ver este modelo vingar na linha de produção da Volks, mas algumas de suas soluções podem ganhar as ruas embutidas em outras carrocerias. Quer exemplos? Eles estão na linha da rival Fiat, que conta com modelos Sporting (com visual esportivo) e T-Jet (com mecânica esportiva e, veja só, motor 1.4 turbo) e poderia finalmente encontrar concorrência.

Mais fácil será encontrar a nova linha Premium da marca: primeiro você verá a picape média Amarok na configuração Cabine Simples; depois, já em 2011, será a vez do sedã médio-grande Jetta, que adota a nova identidade da Volks, mas com resultado mais genérico que o obtido pela perua Jetta Variant; por fim, chegam a nova geração do SUV Touareg (que também pode desembarcar na versãoV6 híbrida, “a depender da demanda e da conclusão de estudos”) e do sedã grande Passat, lançado há pouco no Salão de Paris 2010.

O Jetta, uma versão totalmente nova do sedã médio, maior e mais esportiva, que chegará ao Brasil no início do próximo ano. Ele é apresentado agora maior e mais confortável, sustentável e dinâmico – e com um estilo inteiramente novo.

O sedã desenvolvido na Alemanha e fabricado no México traz grandes avanços tanto em conceito como no design. Nunca antes houve um Jetta tão grande: o novo modelo tem 4,64 metros de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura. É nove centímetros mais longo que a versão anterior.

O Gol Rallye é destinado a um público de espírito jovem e esportivo, que gosta de dirigir e quer um carro capaz de transmitir sua apreciação pelas boas coisas da vida, entre elas o amor pela aventura e velocidade. Com maior altura livre em relação ao solo, pneus de uso misto, design diferenciado e acabamento interior exclusivo, combina jovialidade e dinamismo ao desempenho off road, numa nova opção para os clientes da marca. Na versão I-Motion, com transmissão automatizada sequencial, é oferecido opcionalmente o volante com paddle shifts incorporados, idêntico ao usado no Passat CC produzido na Alemanha, possibilitando a troca manual de marchas sem tirar as mãos da direção, além de agregar comandos do sistema de som.

Alta tecnologia, sustentabilidade e novo design marcam, também, o Novo Touareg. O utilitário esportivo conta agora com uma versão híbrida, a primeira fabricada em série pela Volkswagen, que reúne um motor a gasolina com motor elétrico, com potência total de 380 hp. O conjunto é mais potente que o motor V8 usado na versão anterior, consumindo menos que um V6. Tanto o híbrido com a versão normal, que tem motor V6 TSI com compressor e injeção direta de combustível, são equipados com câmbio automático de oito marchas, que também é o primeiro do tipo produzido pela Volkswagen.

Ficha Técnica do Novo Touareg 

Motor: 6 cilindros em V, 3597 cm3
Potência: 280 cv a 6200 rpm
Torque: 36,7 mkgf a 2900 rpm
Câmbio: Automático 8 velocidades Tiptronic
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,8 seg.
Velocidade máxima: 240 km/h
Dimensões: comprimento 479 cm, largura 194 cm, altura 170 cm

O Salão marcará, também, a introdução no Brasil da grife R-Line da Volkswagen, responsável pela produção de versões esportivas dos modelos de série da empresa, além de uma linha de acessórios e equipamentos especiais que poderão ser apreciados no Passat CC R-Line. A Volkswagen R Gmbh, nova subsidiária da Volkswagen e responsável pelas modificações, está estabelecendo parâmetros inéditos no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos. Por uma boa razão: a demanda por carros aprimorados pelas próprias fábricas está crescendo de forma contínua e os anseios dos consumidores variam bastante.

Ficha Técnica
Motor: 6 cilindros em V, 3597 cm3
Potência: 300 cv a 6.600 rpm
Torque: 35,6 kgfm a 2.400 rpm
Câmbio: automático sequencial de 6 marchas e dupla embreagem, tração integral
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,6 seg.
Velocidade máxima: 250 km/h
Dimensões: comprimento 479 cm, entre-eixos 271 cm, altura 143 cm, largura 185 cm
Peso: 1632 kg

Quem for ao Salão também poderá conhecer a versão Cabine Simples da pick-up Amarok, mostrada pela primeira vez em Hanover, há dois meses, que começará a ser vendida no ano que vem. Voltada principalmente para o uso no trabalho, a Amarok com Cabine Simples tem maior espaço para carga e será oferecida com tração integral 4Motion ou com tração traseira. Contando com o mesmo comprimento total da versão com Cabine Dupla, a Amarok Cabine Simples oferece uma caçamba 65 centímetros mais longa, com comprimento total de 2,205 metros.

Ficha Técnica
Motor: 4 cilindros em linha, 1968 cm3
Potência: 122 cv a 3750 rpm
Torque: 34,7 mkgf a 1750 rpm
Câmbio: manual de 6 marchas, tração integral
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,4 seg.
Velocidade máxima: 160 km/h
Dimensões: comprimento 525 cm, largura 194 cm, altura 182 cm

Estes são os modelos que estam no stand da marca:

Novo Touareg: versão híbrida é a primeira do gênero produzida pela Volkswagen | Novo Passat: qualidades acima do segmento | Amarok Cabine Simples: picape média ganha versão orientada para o trabalho | Saveiro Rocket: picape conceito é show de design e tecnologia | Gol Rallye: versão volta à linha do campeão de vendas | Linha BlueMotion: Fox e Gol são os novos modelos da gama | L1 Concept: uma proposta para fazer o carro mais econômico do Planeta |

Veja outras matérias interessantes do Blog Contagiros em:

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.