Ford mostra nova versão do Focus para América Latina no Salão de Buenos Aires 2013
23 de junho de 2013|Sem Comentários
Esta semana a Ford apresentou a versão definitiva do que será o novo modelo Focus 2014. A apresentação aconteceu durante a 6ª edição do Salão de Buenos Aires 2013, que abriu suas portas no dia 20 e deve seguir até o dia 30 de junho, na capital Argentina.
O modelo pode chegar as concessionárias no Brasil já no segundo semestre exatamente nas duas versões vendidas atualmente, a Hatch e Sedã.
Mas lembro que ele não será produzido no Brasil, mas importado da unidade fabril de Pacheco na Argentina, mantendo a idéia de uma plataforma mundial e que teve U$200 milhões investidos na planta.
O modelo atual, segunda geração deverá ter suas vendas suspensas com a chegada da terceira geração. Esta inclusive vinha sendo fabricada desde 2010, mas só agora chega por aqui. A regra para quem não sabe é simples… fabrica-se primeiro no primeiro mundo e quando o modelo tem seu esgotamento, toda a infra estrutura tecnológica migra de local, maximizando-se os lucros. A diferença é que por aqui os lucros das montadoras é um dos maiores do mundo.
Novidades do modelo Focus 2014
Em linhas gerais o modelo segue a versão européia, com vincos mais destacados e formato em flecha, linha chamada de Kinetic, faróis de xenônio com lavadores embutidos.
O padrão dos modelos que vemos aqui como dos modelos Fiesta, New Fusion e Ecosport com a frente em formato de boca, não vão poder ser visualizados na nova versão 2014 do Focus.
O novo modelo conta com motor Sigma 1.6 16V Ti-VCT 130cv (também presente no Fiesta brasileiro) e Duratec 2.0 16V Flex (o mesmo adotado pelo EcoSport)
O modelo que virá para o Brasil terá opções com câmbio manual e automático (Powershift), com seis velocidades e dupla embreagem. Terá central multimídia MyFord Touch, ar-condicionado, seis airbags, rodas de liga leve entre os itens de destaque. Talvez um dos equívocos da Ford será o de não trazer o modelo que será comercializado na Europa que tem o motor 1.6 Ecoboost, esse sim um dos destaques da marca.
Analisando um pouco mais a fundo eu diria que a frente do modelo parece mais um grande Fod ka reestilizado e sua traseira, pelo menos a do modelo sedã, lembra muito a do Fluence da Renault. A traseira do modelo Hatch lembra a dos novos modelos importados da Citroen. Os estilistas da marca abusaram das lanternas traseiras. Nas fotos elas se sobressaem.
Enfim, melhorar, melhorou bastante, resta saber se a Ford irá ampliar ainda mais os valores, afinal hoje em dia o carro tem um preço premium e não anda tão bom de vendas nestes patamares. Estima-se que o modelo parta de R$55.000 – o carro é ótimo mas imagina quanto vai chegar na versão top?
Concordam comigo?