Carro de corrida mais antigo do mundo com 127 anos funcionando vai a leilão nos EUA


04 de outubro de 2011|Sem Comentários

Conde De Bion dirigindo o "La Marquise", atualmente o carro mais antigo do mundo

Já publicamos várias matérias interessantes no blog, outras nem tanto, mas esta notícia que recebemos hoje, através do site do Clube do Carro Antigo, é bem bacana e resolvemos reproduzir na íntegra. Vale a pena ver as imagens e dar uma lida. Tente fazer uma retrospectiva mental e entenda como o ser humano foi capaz de em menos de 130 anos transformar máquinas a vapor e super bólidos que chegam a quase 500km/h.

Conheça um pouco da História do Carro mais antigo do mundo que vai a leilão nos EUA

Quando o jovem Conde de Dion parou em uma loja de brinquedos na Cidade Luz em Dezembro de 1881, ele estava olhando os brinquedos para dar como presente no Natal daquele ano. Porém ficou intrigado com a qualidade da obra de um motor a vapor e ficou curioso para saber de quem era aquela construção.

Após isso ele foi encaminhado para a oficina e lá encontrou Georges Bouton e Charles-Armand Trepardoux. Os dois estavam ganhando bem pouco com a construção de motores a vapor e instrumentos científicos para barcos. De Dion prontamente ofereceu-lhes mais dinheiro e pediu para que construissem um motor de tamanho maior que fosse capaz de gerir potência para um automóvel. E foi nessa parceria, entre um rico empresário e artesãos, que nasceu o objeto que viria a ser o mais importante do Século XX.

Pois é, muito tempo se passou e agora o modelo movido a vapor, um De Dion Bouton et Trepardoux Dos-a-Dos Steam Runabout de 1884, encomendado pelo empresário francês Conde de Dion em 1884 e apelidado de “La Marquise” em homenagem à mãe do nobre, vai mesmo a leilão neste mês na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O “La Marquise”  tem cerca de 2,7 metros de comprimento e capacidade para transportar quatro pessoas. O tanque pode armazenar até 150 litros de água, o que dá ao modelo uma autonomia de 32 Km. O combustível pode ser esquentado pela queima do carvão ou eletricidade.

Os atuais quatro proprietários do modelo, de 127 anos de existência, decidiram colocá-lo à venda em um leilão. O La Marquise também é o carro de corrida mais antigo do mundo, pois participou de uma corrida de rua em 1887. Foram produzidas 20 unidades e hoje existem apenas seis delas. Dos remanescentes, esse é o único ainda em funcionamento.

Assim ele se torna sem  dúvida um dos automóveis mais importantes do mundo.

“Com a sua proveniência impecável, totalmente documentada históricamente e confirmada pelos principais historiadores como o carro mais antigo do mundo motor funcionando, a sua venda representa uma oportunidade para colecionadores experientes, com poucas chances de ser repetido”, afirmou Rob Myers, da empresa RM Auctions, responsável pelo leilão.

O valor esperado com o leilão segundo a consulta feita em alguns sites seria de pelo menos U$2,5 milhões. Nada mais para um carrinho com apenas 127 anos hein…

Veja abaixo mais fotos e detalhes do carro mais antigo do mundo em funcionamento

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Veja os Depoimentos desse Artigo.

Deixe um Comentário

*