Brasil aumenta frota em mais de 50% em menos de 10 anos e já tem 1 carro para cada 5 pessoas


congestionamento em horario de pico em sao paulo
16 de abril de 2012|Sem Comentários

Carros produzidos em fábrica no Brasil aguardam para serem levados as concessionárias

Matéria publicada ontem no estadão  pela jornalista Cleide Silva, mostra que o Brasil já possui uma média de  um automóvel para cada cinco brasileiros. O mais impressionante é que esse número era quase o dobro há menos de 20 anos. Algumas cidades no país como por exemplo, Campinas no interior de São Paulo, já têm menos de dois habitantes por veículo, como ocorre em países como Alemanha e Estados Unidos.

Segundo Cleide Silva, o número de veículos em circulação no País estaria crescendo em ritmo muito superior ao da população. Desde 2004, quando a economia se livrou da hiperinflação, a frota aumentou 54,8%, atingindo 34,856 milhões de veículos em 2011. No mesmo período, a população, estimada em 192,3 milhões de pessoas, cresceu 5,7%.

O mais recente estudo do Sindipeças, o sindicato da indústria de componentes para veículos automotores, mostra que, no ano passado, a frota brasileira cresceu 7% em relação a 2010. Do total, 32,9 milhões são automóveis e comerciais leves, 1,54 milhão são caminhões e 354 mil são ônibus. Incluindo as 11,674 milhões de motocicletas em circulação, a relação passa a 4,1 habitantes por veículo.

ranking produção de carros no mundo em 2011
Gráfico acima mostra somente o que foi produzido em cada país no ano de 2011

São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul abrigam 70% da frota. Só a cidade de São Paulo concentra 22%, cerca de 7,6 milhões de veículos, o que daria 1,47 pessoa por veículo, índice próximo ao dos EUA, de 1,27.

“Saímos de uma relação de 8,4 habitantes por veículo em 2000 para 5,5 agora”, relatou a Cleide Silva o conselheiro do Sindipeças responsável pela área de Reposição, Antônio Carlos Bento. Segundo ele, o País caminha para uma relação de 4 habitantes por veículo, o que deve ocorrer até 2014. “Nossa preocupação é que o veículo não seja visto como vilão”, diz.

guardar carros na sala será uma cena comum

Se possuir um carro significa sustentar uma família, porque não deixá-lo na sala, junto com a família?

A frota brasileira está se rejuvenescendo, embora em ritmo lento. A idade média dos veículos que circulam pelo País é de 8 anos e 8 meses, próxima à das frotas da Alemanha (8 anos e 1 mês) e França (8 anos e 2 meses) e mais nova que a dos EUA (10 a 11 anos).

O País tem 1,34 milhão de veículos (3% da frota) com mais de 20 anos de idade. A maior parte (44%) tem até cinco anos. Já 39% dos veículos têm entre 6 e 15 anos e 14%, entre 16 e 20 anos. Em 2006, dos veículos em circulação, 8,9% eram fabricados fora do País. Em 2011, essa participação foi a 12,5%, com 4,3 milhões de carros vindos do exterior, mais da metade da Argentina.

Porém é importante frisar que estes número sào diferentes do orgão oficial Detran, já que teríamos que subtrair carros que deixaram de circular por motivos específicos como roubos ou perdas totais.

garagem vertical em fábrica de carros

Solução alternativa a falta de espaço, em breve este tipo de estacionamento poderá ser comum

Estes números porém são um alerta aos governantes no sentido de criar alternativas de locomoção, pois a tendência é de somente aumentar a frota, mas a infraestrutura necessária para recebê-la será sempre inferior. Políticas de transporte público via água ou via férrea tem de ser pensados. Hoje o brasileiro usa o carro para locomoções simples e muitas vezes evita o trasnporte público porque ele simplesmente não funciona.

E para finalizar , a produção de veículos no Brasil deve aumentar sua capacidade para 6,3 milhões de unidades por ano até 2015, a previsão toma como base o anúncio de novas fábricas no país como JAC e Chery, além de outras montadoras já estabelecidas aqui terem anunciado investimentos da ampliação de seus parques industriais.

 

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!