
Uma falha na lubrificação é a causa dos ruídos internos e dos problemas constatados em motores 1.0 de modelos produzidos a partir de 2008 pela filial brasileira da Volkswagen. Em nota divulgada nesta terça-feira (27/10), a montadora afirmou que o lubrificante utilizado nos veículos perde suas propriedades em algumas situações. O novo óleo havia sido introduzido nos motores em abril do ano passado, a pedido da própria montadora, com o objetivo de melhorar o desempenho.
Segundo a empresa, para solucionar o problema, os motores voltarão a sair da fábrica com o lubrificante antigo. A companhia também estendeu a garantia, de três para quatro anos, dos motores produzidos desde abril de 2008. A nota não menciona planos da Volks de realizar um recall nos veículos afetados.
O defeito no motor motivou uma reunião de emergência da diretoria da montadora, de acordo com o blog Por Dentro das Empresas, da editora-executiva Cristiane Correa. Os problemas foram detectados em pelo menos 300 veículos 1.0 e acarretaram, também, numa visita
do diretor mundial de Qualidade da Volks à fábrica de São Carlos, no interior paulista.
A falha nos motores 1.0 veio à tona em um momento
delicado para a Volks. Nesta semana, a montadora lançou a nova versão do Fox. Segundo revendedores, o defeito pode afastar potenciais compradores.
Veja abaixo Nota do site da Volkswagen onde ela esclarece ocorrências com motor 1.0L
Com o objetivo de esclarecer os casos de ruídos internos em alguns motores 1.0l, a Volkswagen do Brasil informa que, após as análises realizadas, identificou como causa a deficiência na lubrificação do motor.
A ocorrência é provocada, em determinadas situações, pela perda das propriedades de lubrificação do óleo, em função da ação do álcool combustível no tipo de óleo utilizado. A empresa deixa claro que o fabricante do lubrificante fornece o produto de acordo com as especificações da Volkswagen.
Esse fato foi gerado pela alteração, determinada pela própria fábrica, da especificação do óleo para o primeiro abastecimento, visando melhorias no motor VHT, introduzido em abril de 2008.
Para solucionar essas ocorrências, a Volkswagen voltará a utilizar a especificação anterior do óleo lubrificante, visando garantir a perfeita lubrificação do motor.
Adicionalmente, para assegurar a satisfação dos clientes, a empresa estenderá o prazo de garantia dos motores VHT 1.0l, produzidos desde abril de 2008, de 3 para 4 anos, como prova da confiança na segurança, qualidade e durabilidade de seus produtos.
A Volkswagen do Brasil trabalha intensamente para assegurar a satisfação de seus clientes e conta com a maior rede de concessionários do país, com mais de 600 pontos de atendimento, pronta para prestar o melhor serviço aos usuários da marca.
André Senador (Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa)
Vamos esperar para ver o que acontece e torcer para que isso nao apague o brilho do Novo Fox de verdade. Eu particularmente gostei muito das mudancas no carro.
Essa e outras matérias você pode seguir pelo
