Lançado em 1908 e produzido até 1927, o Ford T vendeu mais de quinze milhões de unidades. É um feito notável, mesmo para os dias atuais. As razões de seu sucesso: a confiabilidade, robustez, segurança, facilidade de dirigir e, sobretudo, seu preço barato, que permitiu a massificação das vendas. Para se ter uma noção do impacto que a implantação da linha de montagem teve, basta dizer que antes dela um automóvel comum custava, a preços de hoje, cerca de 100.000 dólares e somente alguns afortunados possuíam essa quantia para gastar. Após, com o grande avanço na produtividade, em pouco tempo a Ford oferecia carros a 7.000 dólares e suas vendas dispararam para cerca de 400.000 unidades por ano.
Inicialmente, a fabricação do Modelo T era feita nos moldes artesanais, mas em 1913, inspirando-se nos processos produtivos seriados, que já eram usados em algumas indústrias de outros ramos, Henry Ford implanta a linha de montagem e a produção em série na sua fábrica. A partir deste momento que a indústria automobilística sofre uma revolução e desenvolve-se aceleradamente até tornar-se um dos motores da economia mundial, como conhecemos hoje.
Veja algumas fotos do Modelo T de Henry Ford:
Um belo exemplar do Ford T ano 1925 totalmente restaurado e em uma fotografia de boa qualidade.
Um fabricado em 1924, numa exposição de carros antigos. Ampliando a foto você verá a medida do ciúme que o dono tem do carro. No pára-brisa há uma placa onde se lê claramente “
Do Not Touch”, ou seja, nem pense em encostar a mão!
Um
Ford T Roadster Hot Rod, como muitos outros carros antigos, também há modelos T transformados. Este aqui é um ano 1922 modificado para ser conversível de dois lugares (Roadster) e com um motor super preparado para desenvolver potência e velocidade (Hot-Rod). Os puristas diriam que é um crime, mas os moderninhos diriam “Cool”.
Muito bem preservado, apesar da idade, o modelo acima é de 1916. Nele, pela vista lateral, é bem fácil de perceber a estrutura de
cabriolet ou cabriolé, isto é, conversível e de quatro portas.
É excepcional o estado de conservação do carro ao lado, fabricado em 1915. Observe a beleza dos
raios de madeira envernizada das rodas.
Em uma exposição é possível notar que
ainda há muitos admiradores e fãs do Ford T. Nesta imagem vê-se lado a lado cinco exemplares de diversos anos e com várias configurações.
Outro Roadster Hot Rod feito a partir de um T 1924.
Fotografia do
motor de um T produzido em 1925. A simplicidade chega a ser constrangedora para quem conhece os motores de hoje. Repare que a buzina com corneta mede de comprimento aproximadamente metade do comprimento do bloco. E tem um detalhe, funciona perfeitamente há 82 anos.
O mesmo motor visto pelo lado oposto.
O carro, ano 1925, do qual foram tiradas as duas fotos de motor acima. Repare no detalhe: à frente, abaixo da
manivela usada para a partida, é possível ver o conjunto de ferramentas que acompanhava o veículo. O Ford Modelo T ficou muito famoso por ser
fácil de consertar, sendo muito comum os próprios donos fazerem os reparos necessários.
O desenho do
chassi de um Ford T usado em competições automobilísticas. Tipo: em H; suspensão dianteira e traseira em feixe de molas, peso de 580 quilos e velocidade final de 150 km/h.
Criador e Criatura: Henry Ford posa para fotografia à frente de sua grande e, até agora, imortal criação – o Ford Modelo T.