História do Ford T de Henry Ford

Lançado em 1908 e produzido até 1927, o Ford T vendeu mais de quinze milhões de unidades. É um feito notável, mesmo para os dias atuais. As razões de seu sucesso: a confiabilidade, robustez, segurança, facilidade de dirigir e, sobretudo, seu preço barato, que permitiu a massificação das vendas. Para se ter uma noção do impacto que a implantação da linha de montagem teve, basta dizer que antes dela um automóvel comum custava, a preços de hoje, cerca de 100.000 dólares e somente alguns afortunados possuíam essa quantia para gastar. Após, com o grande avanço na produtividade, em pouco tempo a Ford oferecia carros a 7.000 dólares e suas vendas dispararam para cerca de 400.000 unidades por ano.

Inicialmente, a fabricação do Modelo T era feita nos moldes artesanais, mas em 1913, inspirando-se nos processos produtivos seriados, que já eram usados em algumas indústrias de outros ramos, Henry Ford implanta a linha de montagem e a produção em série na sua fábrica. A partir deste momento que a indústria automobilística sofre uma revolução e desenvolve-se aceleradamente até tornar-se um dos motores da economia mundial, como conhecemos hoje.

Veja algumas fotos do Modelo T de Henry Ford:
Ford Modelo T ano 1925 RestauradoUm belo exemplar do Ford T ano 1925 totalmente restaurado e em uma fotografia de boa qualidade.

Ford T 1924 em exposição de carros antigos.Um fabricado em 1924, numa exposição de carros antigos. Ampliando a foto você verá a medida do ciúme que o dono tem do carro. No pára-brisa há uma placa onde se lê claramente “Do Not Touch”, ou seja, nem pense em encostar a mão!
Ford T 1922 transformado em Roadster Hot Rod – conversível e turbinado.Um Ford T Roadster Hot Rod, como muitos outros carros antigos, também há modelos T transformados. Este aqui é um ano 1922 modificado para ser conversível de dois lugares (Roadster) e com um motor super preparado para desenvolver potência e velocidade (Hot-Rod). Os puristas diriam que é um crime, mas os moderninhos diriam “Cool”.
Ford T 1916 – quatro portas cabriolé.Muito bem preservado, apesar da idade, o modelo acima é de 1916. Nele, pela vista lateral, é bem fácil de perceber a estrutura de cabriolet ou cabriolé, isto é, conversível e de quatro portas.
Ford T 1915 – duas portas.É excepcional o estado de conservação do carro ao lado, fabricado em 1915. Observe a beleza dos raios de madeira envernizada das rodas.
Cinco Fordes T em exposição.Em uma exposição é possível notar que ainda há muitos admiradores e fãs do Ford T. Nesta imagem vê-se lado a lado cinco exemplares de diversos anos e com várias configurações.

Roadster Hot Rod feito a partir de um Ford T 1924.Outro Roadster Hot Rod feito a partir de um T 1924.

Foto do motor de um Ford T 1925Fotografia do motor de um T produzido em 1925. A simplicidade chega a ser constrangedora para quem conhece os motores de hoje. Repare que a buzina com corneta mede de comprimento aproximadamente metade do comprimento do bloco. E tem um detalhe, funciona perfeitamente há 82 anos.

Outra fotografia do mesmo motor de Ford TO mesmo motor visto pelo lado oposto.

Ford Modelo T com o capô aberto e ferramentasO carro, ano 1925, do qual foram tiradas as duas fotos de motor acima. Repare no detalhe: à frente, abaixo da manivela usada para a partida, é possível ver o conjunto de ferramentas que acompanhava o veículo. O Ford Modelo T ficou muito famoso por ser fácil de consertar, sendo muito comum os próprios donos fazerem os reparos necessários.
Desenho do chassi de um Ford TO desenho do chassi de um Ford T usado em competições automobilísticas. Tipo: em H; suspensão dianteira e traseira em feixe de molas, peso de 580 quilos e velocidade final de 150 km/h.
Henry Ford fotografado com um Ford Modelo TCriador e Criatura: Henry Ford posa para fotografia à frente de sua grande e, até agora, imortal criação – o Ford Modelo T.