Salão de Detroit 2011 começa no dia 10, confira algumas lançamentos e novidades


08 de janeiro de 2011|1 Comentário

Entrada do Cobo Hall - Local em que acontece o Salão de Detroit 2011

A expectativa é grande em relação aos acontecimentos que vão ocorrer daqui a poucos dias no Salão de Detroit 2011, pois ele irá medir se realmente os EUA superaram a crise do mercado e que caminhos o mercado poderá tomar a partir daí. Existe uma promessa dos organizadores das marcas de surpreender até nos estandes. As montadoras aceleram os preparativos para a maior mostra de automóveis dos Estados Unidos O público poderá conferir as novidades a partir do dia 15 até o dia 23 de janeiro.

De acordo com os organizadores, as montadoras estão investindo mais em seus estantes, um bom sinal para a indústria, pois mostra a recuperação das fabricantes, principalmente das empresas norte-americanas.

“É um ambiente muito competitivo agora. O mercado está começando a voltar”, disse um dos organizadores, Bill Perkins, proprietário de concessionárias da General Motors. “Detroit precisa brilhar. Todo mundo quer ter certeza de que temos uma boa mostra este ano.”

Crescimento
A feira acontece no mesmo momento em que as vendas de automóveis nos Estados Unidos subiram pela primeira vez desde a recessão. Em 2010, foram comercializadas 11,6 milhões de unidades de veículos e caminhões, alta de 11% em relação a 2009. O crescimento foi o mesmo observado no mês de dezembro, quando foram vendidos 1,14 milhões de modelos.

Montadoras correm com os últimos preparativos para o evento (Foto: AP)

É um momento emocionante”, disse Scott LaRiche, gerente-executivo de uma concessionária Chevrolet. “É quase como um ressurgimento de Detroit. Você ter a Chrysler, a GM e a Ford na cidade é muito importante para brilhar. Muitas pessoas ao redor do mundo estão olhando para nós por causa do salão.
A Porsche, que não participou das últimas três edições do Salão de Detroit, está retornando este ano com uma estreia mundial, ainda mantida em segredo. “Ter de volta a Porsche é a validação de que o Salão do Automóvel de Detroit é o lugar para passar a sua mensagem para fora da América do Norte”, disse o diretor do Salão do Automóvel de Detroit, Barron Meade. 

Com a recuperação da economia e a retomada da indústria, os organizadores esperam um aumento de público nesta edição. Em janeiro de 2010, o número de visitantes foi de 714 mil, uma queda de aproximadamente 8 % em relação a 2009.

Detroit fora?
Existem especulações geradas, inclusive a meses atrás de que há dúvidas de que Detroit continuará sediando a feira. Os organizadores reclamaram que o centro de convenções está envelhecido e deve ser melhorado e ampliado para se manter competitivo.

Veja alguns dos principais lançamentos para o salão de detroit 2011

Audi A6 – As imagens da nova geração do sedã médio-grande da marca das quatro argolas já foram reveladas. Mas será no Salão de Detroit a primeira aparição pública do modelo, que foi completamente reformulado.

Porsche 918 Coupe – A fábrica de Stuttgart trata o lançamento como “algo espetacular”. O mistério faz parte da festa que a montadora planeja para o seu retorno, após ficar fora de Detroit nas últimas três edições. Das especulações, a mais certa parece ser a versão cupê do conversível 918 Spyder. Mas pelo tom entusiasmado, cogita-se até a nova geração do 911, do Boxster ou o Cajun, futuro SUV compacto da marca alemã.

Buick Verano – Principal lançamento da divisão de luxo da GM, o Verano é, na verdade, a versão da Buick para o europeu Opel Astra. Como manda o figurino da marca, o sedã médio terá interior refinado, com couro e madeira nobre no painel. O motor será o 2.4 litros Ecotec de 179 cv, com câmbio automático de seis marchas.

Kia KV7 – Bem ao gosto dos norte-americanos, o crossover conceitual preparado pela Kia para Detroit é encorpado e tem linhas quadradas com cantos arredondados. Segundo a marca sul-coreana, o estudo está bem próximo do que deve ser a versão de produção. O principal destaque são as portas traseiras que se abrem verticalmente.

Hyundai Veloster – O novo hatch da marca sul-coreana já está prometido há meses e faz sua estreia em Detroit. Será o primeiro modelo da montadora a contar com uma transmissão de dupla embreagem. O sucessor do Tiburon terá também motor 1.6 litro com injeção direta e uma versão sobrealimentada por turbocompressor.

Ford Focus Electric – Um dos destaques “verdes” de Detroit, o Focus Electric teve sua primeira imagem divulgada no Facebook, maior rede social da internet na atualidade. Mas antes do Salão, o modelo apareceu no CES (Consumer Electronics Show), aberto nesta quinta-feira (6), em Las Vegas. Segundo a montadora, o Focus EV terá uma autonomia de 161 km com as baterias de íon de lítio carregadas.

Mercedes-Benz Classe C – O sedã médio da marca da estrela passou por uma remodelação e estreia o novo visual em Detroit. As mudanças, no entanto, foram além da estética, com a substituição de dois mil componentes e aprimoramento mecânico. De acordo com a Mercedes, os motores estão até 31% mais econômicos.

Chrysler 300 – Detroit será o palco da apresentação oficial do novo 300 2011, profundamente reformulado por dentro e por fora. Além do visual mais moderno, com leds nos faróis e lanternas, o modelo (que mantém seu porte musculoso) também exibe novas tecnologias, como a central multimídia Uconnect Touch.

MINI Paceman Concept – Utilitário-esportivo com linhas de cupê. A tendência surgiu no grandalhão BMW X6, passou ao Land Rover Evoque – que estreia mundialmente em 2011 – e agora chega ao MINI Countryman. O protótipo Paceman Concept nada mais é que um Countryman com duas portas e caimento acentuado do teto atrás.

Chevrolet Sonic – O hatch subcompacto nada mais é que a nova geração do Aveo. A General Motors preferiu adotar o nome Sonic nos mercados norte-americano, canadense e mexicano (quem sabe até no brasileiro, futuramente). O Sonic é o basicamente o Aveo RS presente no Salão de São Paulo de 2010.

Honda Civic Concept – A aguardada nova geração do Civic deve aparecer como ainda protótipo em Detroit, adiantando as linhas que deverá ter a versão final, prevista para estrear somente em 2012.

Ford Escape Concept – A nova geração do utilitário-esportivo Escape será mostrada em Detroit ainda sob forma de protótipo. O sucessor será feito sobre a mesma plataforma do médio Kuga, vendido atualmente na Europa, e só chega às revendas da montadora do oval azul em 2012.

Volkswagen NMS – Feito especificamente para os mercados norte-americano, canadense e mexicano, o NMS ou Novo Sedã Médio ficará posicionado acima do Jetta mexicano – mostrado no Salão de São Paulo. As linhas também seguem a linguagem recente dos Volkswagen. Lá, o modelo cumprirá o papel do Passat alemão.

Toyota Prius MPV – Híbrido mais bem-sucedido comercialmente no mundo, o Prius vai ganhar uma versão maior, com carroceria de minivan e proposta familiar. Entre os principais ganhos está o espaço no porta-malas, que a Toyota diz ser bem maior.

Chevrolet Cruze Hatch – Não está confirmado, mas a carroceria hatch do médio Cruze deve ser a maior atração da GM no Salão de Detroit. O modelo teve imagens da versão de produção vazadas na internet nos últimos dias e esteve presente, ainda como protótipo, no Salão de Paris, entre setembro e outubro do ano passado.

Fonte: Carsale e Auto esporte

Siga o Blog Contagiros no:

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.