Peugeot mostra o BB1 elétrico conceito que vai dar o que falar


20 de setembro de 2009|1 Comentário

peugeot_BB1_eletrico

Não é o Big Brother da Globo, isso eu posso garantir…Um compacto urbano de apenas 2,5 metros de comprimento e capacidade para transportar quatro pessoas. Essa a base do conceito BB1, com o qual a Peugeot apresenta uma nova proposta de arquitetura interna, design e experiência de condução, com plena adaptação às atuais necessidades de mobilidade urbana.

Para tanto, Peugeot se utilizou de conhecimentos dos segmentos de duas, três e quatro rodas. O habitáculo interno é inspirado nas motos, com uma posição de condução mais vertical – o veículo não possui pedais no piso – e o passageiro traseiro fica totalmente alinhado ao condutor e o mesmo acontece no lado oposto.

As portas possuem sistema de abertura para trás, do tipo suicida, e o acesso ao porta-malas é realizado por meio de uma porta traseira e também de uma tampa inferior. O interior do porta-malas se adapta para oferecer um volume de carga em acordo com a necessidade: 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo.

O BB1 possui linhas projetadas para a frente. Visto de longe, é difícil dizer qual lado é a frente e qual é a traseira. O modelo oferece amplo campo de visão, com vidros curvilíneos e portas recortadas. Tanto os faróis como as lanternas são ressaltados, formados por LEDs.

O modelo tem por base um chassi tubular, fruto da colaboração da Peugeot Motocycles. O peso do veículo, incluindo as baterias de íon-lítio, não ultrapassa os 600 kg. A carroceria é composta por uma célula em carbono, extremamente leve.

Sua dimensão reduzida proporciona facilidade na hora de estacionar – que pode ser feita também de forma perpendicular. Ao invés de retrovisores, o modelo conta com câmeras integradas as extremidades dos faróis, com as imagens projetadas em telas nas extremidades do painel.

Segundo a Peugeot, o BB1 é dotado de um sistema universal e intuitivo, que torna possível a utilização de telefonia, acesso à internet, rádio e MP3 sem a necessidade de equipamentos complementares – o próprio display colorido e o sistema de áudio do veículo transcrevem as funcionalidades do smartphone, que pode ser usado quando ligado à tomada USB ou de 12V.

O BB1 possui dois conjuntos motores-roda, desenvolvidos junto à Michelin, estão localizados na parte traseira. Sua potência total é de 20 cavalos, que levam o modelo à velocidade máxima de 90 quilômetros por hora. As baterias são do tipo íon-lítio, localizadas sob os blocos dos assentos direito e esquerdo, conferindo autonomia de 120 quilômetros. O modelo também possui células fotovoltaicas no teto, que alimenta o sistema de ventilação. Outra funcionalidade proporcionada por esse sistema é a captura de poluentes e de poeiras ultrafinas, devido à utilização de filtros de carbono ativo.


Essa e outras matérias você pode seguir pelo twitter

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Outros Artigos que você deveria ver!