Mazda volta ao Brasil com Carros que poderão ser importados do México a partir de 2012


20 de junho de 2011|Sem Comentários

A Mazda Motor e a Sumitomo planejam formar uma joint venture para vender veículos da montadora no Brasil a partir de 2012, segundo informou o jornal The Nikkei. A montadora terá o controle de cerca de 70% do negócio, enquanto a empresa de trading (importação e exportação) fica com a participação restante. Em princípio, serão vendidos carros importados do Japão, que depois passarão a vir da nova fábrica da marca japonesa no México.

As duas empresas também anunciaram acordo na última sexta-feira dia  17 de junho, para estabelecer uma joint venture de produção de automóveis no México. A construção da nova fábrica começa ainda este ano e o início da operação está previsto para 2013. A planta deverá produzir os modelos compactos Demio e Axela, para atender o próprio mercado mexicano e exportar para países da América do Sul, incluindo o Brasil. Parte da produção poderá vendida na América do Norte.

O investimento na operação mexicana é estimado em 40 bilhões de ienes (cerca de US$ 500 milhões). A capacidade de produção inicial da fábrica deverá ser de 150 mil unidades/ano.

Do jeito que este mercado anda, é bem possível que a balança comercial favorável se torne negativa nos próximos dois anos. É um paradoxo já que o dólar baixo permite investimentos em infra estrutura no país, mas privilegia um alto volume de importações de carros, produtos acabados e impede a exportação dos mesmos tipos de produtos.

[twitter-follow screen_name='contagiros' show_count='yes']

 

Participe da pesquisa e concorra à 04 camisetas oficiais do Contagiros.

Veja os Depoimentos desse Artigo.

Deixe um Comentário

*